9 alimentos que você acha que são saudáveis, mas na verdade fazem mal a saúde
Existem muitos alimentos que as pessoas acreditam ser mais saudáveis, mas na verdade podem ser verdadeiros vilões mascarados
Quando falamos em cuidar da saúde, a escolha de alimentos saudáveis é fundamental. Entretanto, existem muitos alimentos que as pessoas acreditam ser saudáveis, utilizam em suas dietas, mas que, na verdade são grandes vilões mascarados.
Muitas vezes, somos enganados por produtos que parecem saudáveis, mas na realidade não são tão benéficos quanto imaginamos. Pensando nisso, hoje nós decidimos explorar alguns dos principais alimentos que podem enganar você, revelando a verdade por trás deles.
Esteja preparado para descobrir alguns alimentos que você tinha a certeza serem saudáveis, que, na verdade passam bem longe disso!
1. Suco de caixinha
Muitas pessoas optam por trocar os refrigerantes pelos sucos de caixinha, em especial para a dieta dos filhos. Contudo, essa bebida é realmente um vilão mascarado de algo saudável.
Uma pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor), apontou que os sucos de caixinha contêm altos índices de açúcares, aromatizantes e corantes.
Para se ter uma ideia, os sucos de caixinha podem fazer mais mal que os refrigerantes, tendo em vista a sua concentração de açúcar (a níveis maiores que os refrigerantes), corantes, aditivos, realçadores de sabor. Se for para tomar suco, lembre-se, que seja natural, feito da fruta!
2. Sopa de saquinho
Sabe aqueles sachês de sopa super leves e de baixa caloria que você encontra no mercado? Pois é, esse alimento é extremamente rico em sódio. Um envelope dessas opas contém até 800 mg de sódio.
Logo, somente um sachê super leve daqueles já possui no mínimo 2% das suas necessidades diárias de sódio. O resultado de ingerir muito sódio é problemas no coração e nos rins, como as famosas pedras nos rins, tendo em vista que esses órgãos terão que trabalhar muito mais para manter a pressão estável.
3. Peito de peru
Tá aí um outro alimento muito vendido por ser mais saudável, mas podemos colocar na prateleira de itens carregados de sódio. Algumas marcas de peito de peru exageram nas doses de sódio, muito acima do permitido.
Além disso, esse alimento pode conter nitratos e nitritos, que são substâncias químicas bastante cancerígenas. No caso desse produto, não escolha qualquer um, verifique o rótulo e leia atentamente, optando por produtos com menos sódio.
4. Molhos para salada
Muitas pessoas optam por molhos prontos para dar um gostinho há mais na salada, certo? Pois é, mas você está fazendo errado. Normalmente esses molhos são ricos em sódio e possuem produtos químicos que fazem mal para a sua saúde.
Quer temperar sua salada, faça seu tempero caseiro com ervas, azeite de oliva, vinagre, limão e sal, mas corra desses molhos de salada prontos. Assim que você joga esses molhos prontos na sua salada, acaba com o termo “saudável” da refeição.
5. Barrinhas de cereais
As barrinhas de cereais são alimentos práticos, saborosos e possuem um viés de ser saudável, prometendo ser uma ótima opção de lanche. De fato, existem barrinhas com baixas calorias e fonte de fibra.
Contudo, a maioria das barrinhas vendidas em supermercados são compostas basicamente de chocolate, estão cheias de gordura e açúcar. Repare que normalmente essas barrinhas são grudentas né? Parecem um melado quanto você parte ao meio, isso meus amigos e amigas é açúcar.
Se você gosta de barrinhas de cereais, acha prático para o seu dia a dia e não quer largar a mão? Então opte pelas barrinhas mais simples, que não são envoltas de chocolate, aquelas mais sequinhas, que você quebra e ela já esfarela, afinal, ali não há açúcar para ficar segurando, sendo opções realmente saudáveis.
6. Falsos pães integrais
Pães integrais são frequentemente considerados uma opção saudável devido ao seu teor de fibras, que é benéfico para a saúde digestiva. No entanto, nem todos os pães rotulados como “integrais” são realmente saudáveis.
Alguns pães integrais contêm farinhas refinadas e aditivos, além de altos níveis de açúcar e gorduras saturadas. Ao escolher pães integrais, verifique os ingredientes e dê preferência aos que possuem grãos inteiros como o primeiro item da lista.
7. Leite de soja
Vamos a uma polêmica, para muitos especialistas o leite de soja não é nem reconhecido como leite, afinal não possuem os nutrientes oferecidos por leite de vacas ou cabras. A soja é um produto muito alergênico, e por isso, é importante se atentar à bebida antes de oferecer especialmente para crianças.
A soja é deficiente em aminoácidos sulfurados como a Metionina e Cistina, além disso, o processamento industrial acaba desnaturando a Lisina. Logo, fique atento quanto ao uso da bebida.
Lembrando aqui que não estamos crucificando a bebida, afinal, é uma excelente alternativa para pessoas com alimentação vegetariana devido ao fornecimento de todas as proteínas. Mas não é a melhor opção para todos.
8. Chás prontos
Os chás prontos, chás em lata, são bebidas que possuem substâncias conhecidas como antioxidantes e flavonoides. Contudo, estes produtos possuem grande quantidade de açúcar, além de corantes e conservantes, igualmente aos refrigerantes.
Lembrando que consumir chá gelados prontos vez ou outra não faz mal, mas não é uma bebida recomendada para ser ingerida todos os dias.
9. Produtos diet
Muitas vezes associamos os produtos “diet” como opções mais saudáveis, que inclusive ajudam na perda de peso. Contudo, não é bem assim não. Esse tipo de produto é recomendado para pessoas com restrições alimentares, a exemplo de diabéticos que não podem ingerir açúcar.
Isso porque, muitas vezes, para manter o sabor de alimentos diet, o mesmo pode ser compensado com gordura, o que torna o produto até mesmo mais calórico que a versão original que não é diet.
Dessa maneira, para ajudar a emagrecer não opte pelos produtos diets, mas sim para produtos lights, que são alimentos com menos calorias.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.