Os segurados que pedem acesso ao auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez, pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), precisam passar pela perícia médica para terem o benefício concedido ou não.
Com toda certeza podemos dizer que um dos fatores mais importantes para garantir acesso aos benefícios por invalidez do INSS é a perícia médica.
Todavia, uma situação cada vez mais comum está atrelada ao fato do segurado não conseguir a concessão do benefício por não ter passado na perícia médica do INSS.
Na perícia, o médico do próprio INSS se encarrega de verificar se existe alguma doença ou sequelas de acidente que deixou o trabalhador incapacitado para o trabalho, de forma temporária ou definitiva.
Sendo assim, é fundamental que o segurado fique por dentro da importância da perícia médica, seja da maneira como se preparar ou ainda com os documentos essenciais que devem ser apresentados na consulta.
Caso você tenha o interesse de solicitar a aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, a primeira coisa a se fazer é agendar a perícia médica do INSS.
O agendamento da perícia médica pode ser feito através da central telefônica do INSS, através do nº 135, ou também pela plataforma online e aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).
Vale lembrar que o agendamento pela internet, seja pelo site ou aplicativo do INSS, costuma ser bem mais rápido, porque você já sabe exatamente o que está fazendo.
Atenção! Não é raro ocorrer erros nos agendamentos da perícia médica do INSS quando o mesmo foi feito pela central telefônica 135, sendo assim, recomendamos que faça pelo Meu INSS.
Além disso, realizando a solicitação pela plataforma Meu INSS, você poderá salvar e imprimir o seu comprovante de agendamento.
Todavia, você não precisa se preocupar, afinal, mesmo que você marque a perícia por telefone, será possível conseguir visualizar o agendamento pela plataforma Meu INSS.
Já no dia da perícia, você deverá comparecer à Agência da Previdência Social, e fique atento ao horário, é extremamente recomendado que você chegue no mínimo com 15 minutos de antecedência.
Confira a seguir a documentação básica obrigatória para você levar no dia da sua perícia médica:
Além disso, obrigatoriamente você deverá levar os seguintes documentos que comprovem sua condição:
Dica! Todos os documentos que comprovam sua doença ou acidente devem ser levados atualizados, pois o médico perito poderá falar que quer avaliar sua condição atual e não a antiga, caso leve documentos com mais tempo. Leve tudo, documentos antigos e principalmente atualizados para mostrar o seu histórico e sua condição atual.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…