Os segurados que pedem acesso ao auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez, pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), precisam passar pela perícia médica para terem o benefício concedido ou não.
Com toda certeza podemos dizer que um dos fatores mais importantes para garantir acesso aos benefícios por invalidez do INSS é a perícia médica.
Todavia, uma situação cada vez mais comum está atrelada ao fato do segurado não conseguir a concessão do benefício por não ter passado na perícia médica do INSS.
Na perícia, o médico do próprio INSS se encarrega de verificar se existe alguma doença ou sequelas de acidente que deixou o trabalhador incapacitado para o trabalho, de forma temporária ou definitiva.
Sendo assim, é fundamental que o segurado fique por dentro da importância da perícia médica, seja da maneira como se preparar ou ainda com os documentos essenciais que devem ser apresentados na consulta.
Caso você tenha o interesse de solicitar a aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, a primeira coisa a se fazer é agendar a perícia médica do INSS.
O agendamento da perícia médica pode ser feito através da central telefônica do INSS, através do nº 135, ou também pela plataforma online e aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).
Vale lembrar que o agendamento pela internet, seja pelo site ou aplicativo do INSS, costuma ser bem mais rápido, porque você já sabe exatamente o que está fazendo.
Atenção! Não é raro ocorrer erros nos agendamentos da perícia médica do INSS quando o mesmo foi feito pela central telefônica 135, sendo assim, recomendamos que faça pelo Meu INSS.
Além disso, realizando a solicitação pela plataforma Meu INSS, você poderá salvar e imprimir o seu comprovante de agendamento.
Todavia, você não precisa se preocupar, afinal, mesmo que você marque a perícia por telefone, será possível conseguir visualizar o agendamento pela plataforma Meu INSS.
Já no dia da perícia, você deverá comparecer à Agência da Previdência Social, e fique atento ao horário, é extremamente recomendado que você chegue no mínimo com 15 minutos de antecedência.
Confira a seguir a documentação básica obrigatória para você levar no dia da sua perícia médica:
Além disso, obrigatoriamente você deverá levar os seguintes documentos que comprovem sua condição:
Dica! Todos os documentos que comprovam sua doença ou acidente devem ser levados atualizados, pois o médico perito poderá falar que quer avaliar sua condição atual e não a antiga, caso leve documentos com mais tempo. Leve tudo, documentos antigos e principalmente atualizados para mostrar o seu histórico e sua condição atual.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…