Por milhares de anos os gatos vem conquistando o coração da humanidade. Eles tem um jeitinho fascinante e misterioso que logo chama atenção de todos. Eles possuem personalidades únicas e comportamentos peculiares, esses felinos se tornaram companheiros inseparáveis e personagens constantes em nossas vidas.
A paixão pelos felinos vem aumentando a cada dia que passa. Você vai sempre encontrar um amigo que tem um gato em casa. Eles são tão misteriosos que você precisa ficar sabendo de fatos intrigantes sobre os gatos. Você vai conhecer segredos surpreendentes sobre esses adoráveis e enigmáticos animais.
1. Gatos têm três pálpebras
A gente nunca parou para observar que um gato tem três pálpebras! Além das pálpebras superior e inferior, os gatos têm uma terceira pálpebra chamada membrana nictitante. Essa membrana translúcida se move lateralmente sobre o olho e ajuda a proteger e umedecer a córnea.
2. Por que os olhos dos gatos brilham?
Os olhos dos gatos brilham no escuro devido ao tapetum lucidum, uma camada de células refletoras que fica atrás da retina. Essa camada é capaz de refletir mais de 50% da luz que recebe, fazendo com que o olho do gato pareça um farol brilhante. Esse mecanismo aumenta a captação dos receptores da retina, ajudando os gatos a enxergar em pouca luz.
3. Gatos não sentem o sabor doce
Eu nunca parei para conversar com um gato para saber se ele sente sabor ou não. Mas os especialistas dizem que os gatos não possuem receptores de sabor para o doce em suas papilas gustativas. Isso significa que eles não conseguem sentir o gosto de alimentos doces.
4. Gatos têm bigodes sensíveis
No desenho animado Tom e Jerry, vira e mexe o rato resolve puxar o bigode do gato, fazendo Tom pular de dor! Será que Jerry sabe que os bigodes dos gatos são órgãos sensoriais que ajudam os felinos a se orientarem no espaço e a detectarem mudanças no ambiente?
5. Comunicação com humanos
Muita gente fica se derretendo todo quando um gato começa a miar como se quisesse conversar. Eles miam quase exclusivamente para se comunicar com humanos. Entre si, eles se comunicam mais através de linguagem corporal, vocalizações como o ronronar e até mesmo o uso de feromônios.
6. Gatos podem saltar até seis vezes a sua altura
Os gatos são capazes de saltar alturas impressionantes graças à sua musculatura poderosa e flexibilidade. Como diria o saudoso Silvio Santos: “Isso é incrível!”
7. Gatos têm um sono leve
Os gatos são animais crepusculares, o que significa que são mais ativos durante o amanhecer e o entardecer. Eles precisam estar sempre alertas para caçar ou para se defender de predadores. Para fugir de perigos, os gatos precisam estar alertas, por isso dormem em vários cochilos ao longo do dia.
Leia também | Prender o espirro é muito mais perigoso do que você pensa
8. Gatos têm um senso de olfato apurado
Os gatos têm um olfato muito mais desenvolvido do que os humanos. Estima-se que o olfato de um gato seja cerca de 14 vezes mais forte que o nosso. Você sabia que os gatos cheiram a boca do dono para sentir o cheiro da pessoa a quem estimam. Como diria Jack Palance naquele famoso programa de TV dos anos 80: “Acredite se Quiser…”
9. Gatos são animais limpos
Os gatos são animais para quem ama limpeza. Eles são muito higiênicos e passam grande parte do tempo se lambendo para se limpar. No entanto, podem apresentar comportamento excessivo de limpeza quando estão lidando com mudanças no ambiente.
Quando você for adotar um gato observe uma característica que é muito comum neles. Assim como os humanos, cada gato tem sua própria personalidade e preferências. Alguns gatos são mais carinhosos, enquanto outros são mais independentes.
Comentários estão fechados.