As 9 melhores e 9 piores profissões para conseguir emprego
Se de um lado temos profissões que estão em alta, com várias oportunidades, temos aquelas que são bem mais difíceis de conseguir emprego
Procurar emprego é uma tarefa que demanda muito esforço e muita saúde mental, afinal de contas, muitas vezes leva-se mais tempo do que o esperado para conseguir uma oportunidade, e se não estivermos com a saúde mental em dia, podemos até mesmo surtar.
Contudo, o mercado de trabalho atualmente revela dois cenários, o primeiro deles é um cenário mais próspero, de muitas oportunidades para atividades, que estão alinhadas as novas tendências e exigências impostas pelo mercado.
Do outro lado, vemos o mercado se fechando, com menos oportunidades e gerando maior frustração nos trabalhadores. E um fato que não dá pra negar, está muito mais difícil para a maioria das pessoas do que mais fácil para outras.
Conforme alguns levantamos, no Brasil, existem ocupações em que você estará concorrendo contra mais de 200 pessoas. Isso mesmo, existem situações em que temos cerca de 250 candidatos para uma mesma vaga, o que torna essa situação muito mais complexa.
E se não bastassem as exigências do mercado de trabalho, também precisamos considerar outros fatores como, experiência, conhecimentos adicionais, região em que se vive, dentre vários outros fatores que impactam profundamente a busca por um emprego.
Leia também | 12 profissões apenas com ensino médio que recebem R$ 10 mil
Profissões mais fáceis de conseguir emprego
As profissões mais fáceis de conseguir emprego geralmente incluem aquelas que estão em alta demanda no mercado de trabalho. Isso pode variar de acordo com a região e a economia local, mas geralmente incluem áreas como saúde, tecnologia da informação, educação, vendas e atendimento ao cliente.
Profissões que exigem habilidades técnicas específicas ou oferecem oportunidades de treinamento e desenvolvimento também tendem a ter uma maior disponibilidade de vagas, tornando-as mais acessíveis para quem está buscando emprego.
No geral, as profissões mais fáceis de conseguir emprego incluem:
- Professores (Matemática, Letras, História, Pedagogia, etc.)
- Profissionais de TI
- Médicos
- Enfermeiros
- Profissionais de Recursos Humanos
- Engenheiro de dados
- Farmacêuticos
- Vendas e comercial
- Desenvolvedores de software
Profissões mais difíceis de conseguir emprego
As profissões mais difíceis de conseguir emprego geralmente são aquelas que exigem habilidades muito específicas, experiência extensa, assim como profissões influenciadas por mudanças do mercado de trabalho, impactadas pela economia e que possuem muitos candidatos por vaga. Dentre as profissões mais difíceis de conseguir emprego no Brasil temos:
- Jornalista
- Geólogo
- Biólogo
- Profissionais de marketing
- Profissionais de cinema
- Ator
- Antropólogo
- Designer de moda
- Músico
Comentários estão fechados.