9 profissões que estão obsoletas e não valem mais a pena começar
Algumas profissões estão se tornando defasadas para as dinâmicas e mudanças que estão sendo implementadas no mercado de trabalho
O futuro chegou, a automação e a inteligência artificial (AI), que até pouco tempo parecia bem distante da nossa realidade, agora fazem parte da nossa realidade e estão em franca expansão e desenvolvimento.
Se há alguns anos atrás falássemos que haveria sistemas de computação com inteligência própria, que aprendem e se desenvolvem sozinhos, pensaríamos em muitos anos para frente, mas não, já é algo do qual temos acesso.
No entanto, com a chegada dessas novas tecnologias, aos poucos ela começará a ser cada vez mais implementada em todas as áreas de nossa vida, o que incluí também o mercado de trabalho.
Para muitos especialistas não tem como fugir, tarefas repetitivas e que não dependem da subjetividade humana, serão completamente tomadas por tecnologias inteligentes, que vão fazer tudo mais rápido e de maneira mais eficiente do que qualquer humano.
Profissões que não compensam mais começar
Existem algumas profissões que não valem mais a pena começar, isso porque elas estão no centro da transformação, ou seja, serão completamente modificadas e muito provavelmente substituídas por processos automáticos.
Diante de muita pesquisa, estudo e conversa com especialistas, conseguimos elaborar um guia muito interessante, sobre as profissões que não fazem mais sentido começar, principalmente para quem quer construir uma carreira solida e duradoura, haja visto que são áreas que serão profundamente modificadas nos próximos anos.
1. Jornalista
2. Caixa de banco
3. Agente de viagens
4. Tradutor
5. Carteiro
6. Montadores de motores e máquinas
7. Operador de telemarketing
8. Bibliotécário
9. Assistente administrativo
1. Jornalista
Nos últimos anos, a indústria jornalística está passando por profundas mudanças, na verdade, desde a chegada da internet, essa área está sendo impactada com maneiras diferentes de como as notícias são fabricadas e entregues ao público.
Dados da Pew Research Center, aponta que desde o ano de 2008, o jornalismo vem tendo o quadro de funcionários reduzidos no mundo todo. O que deve se afunilar ainda mais nos próximos anos graças a Inteligência Artificial e redes sociais, tornando essa, uma carreira muito incerta de se seguir.
2. Caixa de banco
Cada vez mais, as transações estão sendo feitas por aplicativos de celular, o que gradualmente vai reduzindo a necessidade de atendimento físico nas agências bancárias. Na verdade, se você parar para pensar, tudo o que precisa já pode ser feito pelo aplicativo do banco.
Dessa forma, cada vez mais, os bancos estão investindo no desenvolvimento de seus aplicativos e, reduzindo os investimentos em agências e atendimento humano presencial, o que deve colocar fim em poucos anos para a carreira de caixa de banco.
3. Agente de viagens
Os agentes de viagem são muito úteis para programar sua próxima viagem, certo? Contudo, algoritmos estão evoluindo, e hoje em dia, com uma simples pesquisa você encontra os melhores preços direto com as companhias, melhores condições, escolhas de datas personalizadas e muito mais, sem ter que esperar uma pessoa ter que cotar tudo a cada mudança.
Além disso, os sites de viagem estão incorporando inteligência artificial, que facilitará a consulta sobre voos, hospedagens e condições, muito mais rápido e dinâmico do que qualquer agente de viagens.
4. Tradutor
Até pouco tempo atrás, tínhamos apenas alguns sistemas de tradução, que não conseguiam traduzir compreendendo o texto, fazendo apenas uma tradução que ficava difícil de entender, devido às regras, figuras de linguagem, entre outras questões.
Mas agora, com a Inteligência Artificial, que realmente entende o contexto, será possível fazer traduções muito mais fidedignas, que possam, de fato, ser claras e objetivas com a mensagem a se passar, o que impactará muito para tradutores, afinal, o que um tradutor pode levar horas, a IA levará segundos para traduzir.
5. Carteiro
Segundo o Bureau of Labor Statistics, até 2031, a profissão de carteiro deve ter uma queda de próxima dos 10%, e deve continuar sofrendo quedas de agora em diante, até o momento que possa acabar no futuro.
Acontece que, os carteiros que fazem entregas, devem ser substituídos por máquinas de triagem automatizadas, e entregas poderão ser feitas por drones, que farão com que todo o processo, desde a triagem até a entrega seja mais barata, mais rápida e mais segura.
6. Montadores de motores e máquinas
A automação está cada vez mais avançada, e segundo relatório da Universidade de Oxford, cerca de 20 milhões de empregos na área serão substituídos por robôs e equipamentos automatizados com sensores e ferramentas que assumirão a montagem de motores e máquinas.
7. Operador de telemarketing
O serviço de telemarketing e call center estão aos poucos sendo substituídos por Chatbots e tecnologias automatizadas que vão analisar o consumidor em tempo real para apresentar propostas personalizadas que já estarão interligadas com sistemas e poderão apresentar condições mais específicas em um menor tempo.
8. Bibliotecário
Atualmente, as pessoas optam cada vez mais por acessar informações em bibliotecas digitais e sistemas de catálogo online do que uma visita física a uma biblioteca. Com aplicativos é possível personalizar, organizar, buscar e ter acesso a muito mais informação do que uma biblioteca presencial, e o melhor, sem ocupar qualquer espaço.
Como consequência, os bibliotecários que trabalham com a organização das bibliotecas estão ficando completamente defasados, e muito em breve, poderão ser completamente substituídos por inteligência artificial e sistemas automatizados.
9. Assistente administrativo
Para que ter uma pessoa para agendar compromissos, fazer anotações, lançar informações em sistemas, se você poderá ter uma tecnologia que faça tudo isso e muito mais de uma vez para você? Pois é, um assistente virtual administrativo, poderá ser muito mais confiável, seguro, rápido e eficiente do que qualquer humano, colocando essa profissão em risco para o futuro.
Comentários estão fechados.