O câncer é uma doença que precisa ser levada a sério, muitas vezes silenciosa, existem alguns sintomas iniciais que podem ser fundamentais para garantir a detecção precoce da doença, afinal, quanto mais cedo descoberta e tratada, maiores são as chances de cura.
Geralmente, o câncer é diagnosticado quando uma pessoa apresenta sintomas bem mais específicos, que podem surgir simplesmente de uma hora para outra, sem qualquer tipo de explicação, ou ainda como uma consequência de doença que não foi devidamente tratada.
Entretanto, existem alguns sintomas iniciais que cerca de 90% das pessoas acabam ignorando, todavia, são sinais que podem levar a indicativos de câncer, ou seja, é importante que as pessoas não ignorem esses sintomas e procure um médico para realizar uma avaliação geral do estado da sua saúde.
10 sintomas que podem indicar algum tipo de câncer
Antes de listarmos os 10 sinais, é fundamental esclarecer que, caso você sinta um ou mais destes, não deve se desesperar, afinal um sintoma pode indicar várias outras doenças mais simples, entretanto, também podem levar a uma detecção de uma doença mais grave como o câncer.
Sendo assim, se você percebeu algum desses sintomas, procure um médico para ajudar você a entender melhor o que está acontecendo, e porque você está apresentando estes sintomas.
1 – Emagrecer sem dietas ou exercícios
Perder peso rapidamente, sem fazer dietas ou exercícios, como, por exemplo, perder até 10% do peso inicial em apenas um mês, é um sintoma frequente de pessoas que estão desenvolvendo câncer.
Principalmente quando falamos em câncer de pâncreas, estômago ou esôfago, entretanto, podem surgir em outros tipos de doenças também.
2 – Tosse prolongada
Se você simplesmente percebeu que do nada começaram a aparecer ataques de tosse prolongada, sem motivo aparente, talvez devesse se atentar a este alerta.
A tosse quando prolongada e que surge do nada, quando acompanhada a outros problemas como redução de apetite ou perda de peso rápida, podem indicar alguma doença que precisa ser tratada.
3 – Cansaço intenso
Esse sintoma aqui é um pouco mais difícil de se perceber, afinal, pessoas muito sedentárias também costumam cansar realizando tarefas extremamente simples.
Contudo, pessoas que são ativas e começam a sentir um cansaço mais intenso, para exercer atividades mais simples, podem estar desenvolvendo o câncer, podendo apresentar anemia ou perda de sangue nas fezes.
Como consequência, esse sintoma leva a uma redução dos glóbulos vermelhos, assim como uma redução de oxigênio no sangue, levando então a um cansaço mais intenso.
4 – Dor ao urinar
A dor ao urinar está frequentemente ligada ao cálculo renal, ou como é popularmente conhecida como pedra nos rins.
Entretanto, também é um sinal que pode indicar o câncer de rim, principalmente quando a cor da urina mudou para uma coloração diferente.
Ao sentir dor ao urinar você já deve procurar um médico, mas deve redobrar a atenção caso o sintoma venha acompanhado de sangue na urina, pressão sanguínea alta, dor nos rins e cansaço crônico.
5 – Febre que vai e volta
A febre que simplesmente aparece e depois vai embora, sem mandar recados ou avisos podem indicar algum sinal de câncer, como, por exemplo, a leucemia ou linfoma, surgindo devido ao enfraquecimento do sistema imunológico.
Frequentemente nesses casos, a febre surge por alguns dias e acaba desaparecendo sem nem mesmo precisar tomar remédio, e após um tempo surge novamente, de maneira instável e sem possuir ligação com outros sintomas como o da gripe.
6 – Engasgar com frequência
Saiba que engasgar com muita frequência não é algo normal e não deve ser levado com aquela desculpa do “estou ficando velho”.
Alguns pacientes com câncer podem ter dificuldades para engolir, oque gera o engasgamento e tosse persistente, principalmente para os casos de câncer relacionados ao esôfago, estômago ou faringe, por exemplo.
7 – Atenção ao intestino
O câncer de cólon está diretamente relacionado ao bom funcionamento do intestino, logo, você deve redobrar a atenção caso observe muco, sangue ou pus nas fezes, ou ainda se sofrer com incontinência intestinal.
8 – Cicatrização demorada
O nascimento de feridas em qualquer parte do corpo, como, por exemplo, na pele, boca ou genitais, que demoram mais de um mês para cicatrizar, podem indicar um câncer em fase inicial.
O motivo é que o sistema imunológico está fraco, onde ocorre a redução no número de plaquetas que são diretamente responsáveis por ajudar na cicatrização de lesões.
Todavia, aqui vai um outro indicativo, isso porque pessoas com diabetes descontrolada também podem ter maiores dificuldades para cicatrização.
9 – Dor que não passa
Caso você esteja sentindo uma dor localizada em determinada região, saiba que esse é um sintoma comum para vários tipos de câncer, desde câncer no ovário, testículo, intestino, ossos e cérebro.
Geralmente, em grande parte dos casos essa dor não alivia nem com repouso e também não é causada por lesão muscular, excesso de exercício físico nem outras doenças como a artrite.
No caso, seria uma dor persistente, que não cede nem mesmo com compressas frias ou quentes, nem mesmo com muitos medicamentos, somente com os analgésicos mais fortes.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.