9 superstições mais comuns no Brasil
O dicionário define superstição como crença ou noção sem base na razão ou no conhecimento, que leva a criar falsas obrigações, a temer coisas inócuas, a depositar confiança em coisas absurdas. Crença em presságios e sinais, originada por acontecimentos ou coincidências fortuitos
Existem inúmeras crenças em que os brasileiros acreditam. São superstições que passam de geração em geração.
O dicionário define superstição como crença ou noção sem base na razão ou no conhecimento, que leva a criar falsas obrigações, a temer coisas inócuas, a depositar confiança em coisas absurdas. Crença em presságios e sinais, originada por acontecimentos ou coincidências fortuitos.
Não se pode provar se é verdade ou não, e isso faz com que as superstições continuem sendo repassadas ao longo dos anos.
1 – Chinelo de cabeça para baixo
Existem pessoas que acreditam que deixar o chinelo de cabeça para baixo pode dar azar. Os antigos acreditavam que deixar os chinelos de cabeça para baixo era um mau presságio e afetaria diretamente as mães. Ou seja, elas poderiam morrer.
Mas será que um chinelo pode ter esse tipo de poder?
2 – Passar por debaixo de escada
Estamos no século 21 e muita gente ainda acredita que passar por debaixo de uma escada vai dar azar!
Segundo a lenda, ao passar por debaixo de uma escada, você adquire muitos anos de azar. A superstição vem do Egito Antigo e acreditava-se que essa atitude era uma afronta aos deuses e o castigo era certo!
3 – Quebrar o espelho
Você já deve ter ouvido alguém dizer que quem quebra um espelho pode ter sete anos de azar. Isso porque ver sua imagem refletida se desfazendo seria um sinal de autopunição.
4 – Abrir guarda-chuva dentro de casa
Os antigos sempre disseram que as pessoas não devem abrir um guarda-chuva dentro de casa. Segundo eles, que faz isso, terá uma vida de azar e mau agouro, inclusive as pessoas que moram na mesma casa seriam atingidas pela onda de azar.
5 – Bater na madeira três vezes
Você já deve ter pego muita gente batendo na madeira três vezes para impedir que uma coisa que falou não aconteça. Segundo os supersticiosos de plantão, bater na madeira 3 vezes é sinal de que expulsará o mau agouro.
6 – Ver a noiva vestida antes do casamento pode dar azar
O noivo não pode ver a noiva antes da cerimônia. Este é um dos mais antigos rituais de casamento e que toda noiva segue à risca. O noivo ver a noiva toda preparada e bonita antes da cerimônia é algo que pode dar azar – e ninguém quer arriscar!
7 – Encontrar trevo de 4 folhas
O trevo de 4 Folhas é o símbolo mais tradicional de boa sorte. Quando se ganha um trevo de quatro folhas, diz a tradição, a pessoa recebe votos de prosperidade, saúde e fortuna.
8 – Apontar uma estrela faz nascer verruga no dedo
Os antigos acreditavam que se uma pessoa apontasse para estrela uma verruga enorme iria aparecer no dedo, pois assim eles deixariam de fazer e poderiam se disfarçar entre as outras crianças.
Leia também | 8 cuidados que você deve ter com alimentação do seu cão idoso
9 – Gato preto cruzando o caminho é sinal de azar
Muita gente ainda acredita que gato preto dá azar! Acreditava-se que os gatos eram as próprias bruxas transformadas em animais. Assim, quando as bruxas eram queimadas na fogueira, os gatos pretos eram queimados junto com elas.
Essa superstição começou no período da inquisição. Nesta época, acreditava-se que o gato de pelagem escura e hábitos noturnos vinham das trevas e eram a representação das forças ocultas e demoníacas.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.