Fabricante de utensílios de cozinha Pyrex pede falência
A marca Pyrex tem uma história longa. Conseguiu revolucionar o mercado das louças com vidros mais resistentes. Isso foi o suficiente para se tornar a queridinha das donas de casa
Todo mundo quando vai pedir uma travessa (utensílio de cozinha) logo lembra do nome Pyrex, a empresa americana acabou batizando a louça. A marca entrou com um pedido de falência nos Estados Unidos.
A empresa Instant Brands, foi fundada em 2009, se tornando uma das marcas mais conhecidas na fabricação de utensílios de cozinha Pyrex. Segundo a empresa, o aumento das taxas de juros e condições de créditos mais rígidas os levou ao pedido de falência.
A marca Pyrex tem uma história longa. Conseguiu revolucionar o mercado das louças com vidros mais resistentes. Isso foi o suficiente para se tornar a queridinha das donas de casa.
A história da empresa
O Pyrex é um acessório que está presente em muitas cozinhas do mundo inteiro, auxiliando no preparo de alimentos e na decoração da mesa. O vidro borossilicato que foi usado para fazer a travessa era usado em lanternas em estradas para resolver um problema específico: o calor das lanternas junto com o frio do vento gelado do inverno fazem com que vidro comum quebrasse.
Pyrex é a marca comercial usada desde 1915 pela Corning Inc. para a sua linha de recipientes em vidro borossilicato destinada ao mercado doméstico.
A popularidade da travessa e a sua dominância do mercado ao longo do século XX fez dela uma marca genérica, sinônimo deste tipo de vidro.
Os cientistas da empresa Corning Glass Works buscaram em 1913 outras formas de uso para esse material.
A ideia de usá-lo para itens de cozinha partiu da esposa de um dos funcionários da Corning, Bessie Littleton, que já estava irritada com suas travessas de cerâmica que sempre se quebrava ao ir ao forno
Depois de ouvir a esposa, o funcionário, que se chamava Bessie Littleton levou para casa uma espécie de jarra de vidro resistente ao calor, com adaptações para ficar parecida com caçarola, e sua companheira usou para preparar um bolo.
Logo eles descobriram como o objeto era funcional, que resistia ao calor, e preparava o alimento em tempo mais hábil que as formas de metal ou de cerâmica.
Na realidade, o vidro não-corrosivo e resistente a altas temperaturas, que fora desenvolvido por Otto Schott na Alemanha em finais do século XIX, já tinha vários usos industriais e laboratoriais, mas nunca tinha sido proposto para o mercado doméstico.
Em 1915, foi lançada a marca Pyrex, sendo ela a primeira linha de produtos para cozinha no mercado. No começo, houve certa resistência por parte dos consumidores, que aos poucos foi superada.
Falência da fabricante
A Instant Brands entrou com pedido de falência nos EUA nesta segunda-feira (12). Seus diretores estão alegando ter dívidas demais para suportar o aumento das taxas de juros e condições de crédito mais rígidas.
Controlada pela empresa de private equity Cornell Capital LLC, a empresa e 14 afiliadas entraram com pedido de proteção do Capítulo 11, da lei de falências dos Estados Unidos, contra credores junto a tribunal federal de falências no sul do Texas, com até 1 bilhão de dólares em ativos e passivos.
No início de 2023, a Instant Brands foi obrigada a concordar em pagar uma multa e mudar suas práticas de marketing para resolver alegações da Comissão Federal de Comércio dos EUA.
Isso porque a empresa em seus anúncios dizia que fabricava copos medidores de vidro Pyrex como “Made in USA”, no entanto, importava alguns deles da China.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.