Perigo: Conheça o vírus que pode afetar seu celular e registrar todos os seus dados
O vírus troyano Daam para poder infectar o seu aparelho de celular, precisa se comunicar com vários arquivos APK do Android
Vira e mexe aparece um novo vírus que pode invadir seu sistema e roubar todos os seus dados. Os smartphones são os mais vulneráveis a esses tipos de invasão.
Um vírus super poderoso denominado de troyano Daam, deixou os cidadãos da Índia de cabelos brancos. Isso levou o governo daquele país a emitir um alerta digital para os indianos.
O vírus troyano Daam para poder infectar o seu aparelho de celular, precisa se comunicar com vários arquivos APK do Android. Um APK contém todos os dados que um app precisa para ser instalado corretamente em um dispositivo.
O Daam é um malware descoberto em 2021 que pode afetar qualquer smartphone Android. O vírus é tão poderoso que as agências de cibersegurança desconhecem a sua origem.
O grande perigo é você baixar APKs em sites desconhecidos, já que existe a possibilidade do aparelho ser contaminado com malwares.
O que o Daam pode fazer no seu celular?
Daam é uma rede de bots que infecta aplicativos de terceiros. Geralmente aplicativo de procedência duvidosa podem esconder esse tipo de vírus.
Ao invadir o seu celular o Daan poderá fazer:
- Registro de cada tecla pressionada;
- Gravação de chamadas nas redes sociais;
- A gravação do histórico dos navegadores;
- Registro de chamadas e mensagens;
- Capturas de tela em determinadas ações do telefone inteligente;
- Alteração de configurações básicas do smartphone;
- E a criptografia de dados sem o consentimento do usuário.
Segundo o portal Wired: “Daam usa todos os dispositivos infectados como seu próprio exército para fins particulares, como aumentar o tráfego de algum site, saturar um serviço virtual como um ataque ou baixar algum aplicativo que injete publicidade no telefone”.
Leia Também: Elite: 7ª temporada estreia dia 20 de outubro
Recomendações da Índia
Em 2021, quando o governo da Índia descobriu o vírus, emitiu um comunicado informando suas avaliações de segurança, dizendo que era importante limitar as fontes de download às lojas de aplicativos oficiais.
Sendo necessário verificar os detalhes do aplicativo, o número de downloads e as opiniões dos usuários.
E também instalar atualizações e patches do Android quando estiverem disponíveis e não navegar por sites que não sejam confiáveis.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.