Alemanha abre mercado de trabalho para estrangeiros; brasileiros estão inclusos
Devido ao envelhecimento da população, a Alemanha vem sofrendo com a escassez de mão de obra, tendo que recorrer a estrangeiros
Na semana passada, os deputados da Alemanha apoiaram uma reforma na lei de imigração, para que o seu funcionamento seja baseado em um sistema de pontos. Esse novo mecanismo garante o direito de pessoas de outros países viverem e trabalharem por lá.
A Alemanha facilitará a imigração de pessoas que não são cidadãos de nenhum país da União Europeia. O objetivo é trazer mais simplicidade e descomplicar a entrada de estrangeiros ao mercado de trabalho do país.
O motivo para a Alemanha se interessar por estrangeiros está associada à escassez de mão de obra do país, motivada pelo envelhecimento populacional. Dessa maneira, o país vem enfrentando dificuldades para preencher vagas em diversos setores.
Para se ter dimensão da escassez de profissionais no país, somente no ano passado (2022), cerca de dois milhões de vagas abertas simplesmente não foram preenchidas, justamente por não haver mão de obra.
Caso a Alemanha não adote esse modelo de aceitar imigrantes, o país poderá enfrentar um déficit de mais de 7 milhões de trabalhadores no mercado de trabalho, algo que pode impedir o crescimento econômico do país.
O projeto de mudança no sistema de imigração da Alemanha faz parte de uma série de projetos do primeiro-ministro Olaf Scholz para atrair mão de obra qualificada ao país, que é fortemente dependente da imigração.
Dados da Comissão Europeia, indicam que a falta de mão de obra já limita de 42% do setor de serviços do país, cerca de 34% do setor industrial e 30% do setor de construção.
Leia também | Sonha trabalhar no exterior? Veja os 5 países que mais contratam brasileiros
Por que escolher a Alemanha?
A Alemanha é a maior economia da Europa e possui um ambiente de negócios favorável. O país é conhecido por sua indústria de manufatura de alta qualidade, inovação tecnológica e setor de serviços em expansão. Com empresas de renome internacional sediadas no país, como a Volkswagen, Siemens e SAP, há uma demanda constante por profissionais qualificados em diversas áreas.
Escassez de Profissionais
A Alemanha vem enfrentando a muitos anos a escassez de mão de obra, o principal motivo para isto está no envelhecimento da população. Dessa maneira este é um país que valoriza estrangeiros que queiram trabalhar, sendo possível migrar e conseguir excelentes empregos com ótimas remunerações.
Políticas de Imigração Favoráveis
A Alemanha tem adotado políticas de imigração favoráveis para atrair profissionais estrangeiros qualificados. O governo alemão implementou o “Blue Card” (Cartão Azul), um programa de imigração que facilita a entrada de profissionais de países não pertencentes à União Europeia.
O programa oferece benefícios, como permissão de trabalho e residência, além de oportunidades de residência permanente e acesso ao mercado de trabalho alemão.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.