7 doenças que você pode desenvolver pelo estresse do seu trabalho
Viver em um ambiente de trabalho extremamente estressante pode fazer com que você desenvolva sérios problemas de saúde
O ambiente de trabalho muitas vezes pode se tornar extremamente estressante. O estresse pode ser tão grande e frequente, que muitas pessoas podem desenvolver algumas doenças que afetam não somente a vida profissional, quanto a vida pessoal.
Seja pelo excesso de cobranças, por um ambiente de trabalho extremamente tóxico, colegas de trabalho onde não existe boa relação, e até mesmo perseguição de superiores, podem prejudicar e muito a saúde dos indivíduos, de modo a desenvolver algumas doenças.
Portanto, caso você esteja passando por uma situação, onde o estresse no seu trabalho é cada vez mais frequente, é importante que você dê uma atenção a sua saúde.
Pensando nisso, hoje nós vamos apresentar 7 doenças que as pessoas podem desenvolver pelo estresse causado no trabalho. Nosso objetivo, é conscientizar as empresas da importância de cuidar do ambiente de trabalho, e para que os trabalhadores possam se preocupar com a saúde e bem-estar.
1. Síndrome de burnout
Se tem uma doença que está cada vez mais presente no ambiente de trabalho é a síndrome de burnout. Essa doença consiste no esgotamento generalizado, ou seja, a pessoa fica física e emocionalmente desgastada, não conseguindo mais fazer suas tarefas habituais ou se relacionar de forma saudável com outras pessoas.
O ambiente de trabalho estressante, pode favorecer o aparecimento da doença, onde o indivíduo se torna estressado, irritável, apresentando sintomas de paranoia, perseguição e desinteresse sobre assuntos que antes eram interessantes.
No primeiro momento, essa doença pode ser confundida com a depressão, tendo em vista que ambas doenças possuem sintomas similares, contudo, com o devido diagnóstico, é possível identificar a síndrome de burnout.
2. Síndrome do pânico
Uma doença causada pelo estresse do ambiente profissional é a síndrome do pânico. Este é um transtorno de ansiedade ao qual as pessoas sofrem com ataques de pânico, caracterizados como momentos de extremo medo sem razão aparente.
Essa é uma doença que merece muita atenção, afinal, conforme ela se agrava, as pessoas sequer possuem coragem para sair de casa e realizar as tarefas básicas do cotidiano, como ir ao trabalho ou participar de reuniões.
Leia também | 14 doenças que podemos desenvolver por dormir pouco
3. Insônia
Uma das principais doenças e mais comuns causadas pelo estresse no ambiente de trabalho é a insônia. A preocupação com o acúmulo de tarefas, carga-horária extensiva e muita pressão, são fatores que contribuem para o surgimento da doença.
Contudo, o resultado para quem começa a sofrer de insônia é somente um, ou seja, o esgotamento no dia seguinte, que prejudicará todo o trabalho. Lembrando que esse quadro também pode trazer outros impactos para o metabolismo e humor.
4. Problemas cardiovasculares
Um dos fatores responsáveis pelos problemas cardiovasculares está relacionado ao estresse crônico, que acaba provocando o fechamento de veias e artérias do coração.
Dessa forma, quando esses canais acabam se fechando, há uma grande redução no fluxo de sangue, gerando um aumento na frequência de batimentos cardíacos, e por consequência da pressão arterial, podendo levar a problemas como o infarto ou AVC.
5. Depressão
Considerado o mal do século, a depressão é uma doença típica causada pelo ambiente de trabalho extremamente estressante. O desgaste emocional acaba trazendo alterações hormonais, como do cortisol, responsável pelo controle do estresse no corpo.
Devido ao ambiente de trabalho estressante, desgastante e preocupante, que levam às alterações hormonais, muitos trabalhadores estão sendo vítimas dessa doença, que dia após dia acaba atingindo ainda mais pessoas.
6. Problemas de pele
Talvez você não imagine, mas muitas doenças de pele são causadas pelo estresse, como, por exemplo, a acne e a psoríase (problema crônico que desenvolve manchas vermelhas na pele).
7. Transtornos alimentares
Situações estressantes no trabalho podem impactar em distúrbios alimentares graves, como bulimia e anorexia. A bulimia é caracterizada pela ingestão de alimentos, onde posteriormente, a pessoa provoca seu vômito, ou faz uso contínuo de laxantes.
Já a anorexia, é um transtorno alimentar que faz com que a pessoa pare de se alimentar, pulando refeições ou passando o dia sem comer. Muitos desses sintomas aparecem despretensiosamente, mas não devem ser ignorados.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.