Atores de Hollywood entram oficialmente em greve
Em maio deste ano os roteiristas já estavam em greve e agora juntam-se a eles os atores. Com isso, estão interrompidas a maior parte da produção de cinema e televisão nos EUA
Se você está esperando por episódios inéditos de suas séries favoritas, vai continuar esperando! Isso porque os atores de Hollywood resolveram entrar em greve. A paralisação já está valendo desde a meia-noite desta quinta-feira (13).
Em maio deste ano os roteiristas já estavam em greve e agora juntam-se a eles os atores. Com isso, estão interrompidas a maior parte da produção de cinema e televisão nos EUA. Roteiristas e atores não entravam em greve ao mesmo tempo desde 1960.
O sindicato que representa os atores de Hollywood (SAG-AFTRA, na sigla em inglês) anunciou que a categoria entrou em greve a partir da meia-noite desta quinta-feira (no horário de Los Angeles, ou 4h da manhã, em Brasília).
A atriz Fran Drescher, presidente do SAG, e o líder das negociações, Duncan Crabtree-Ireland, falaram durante a entrevista coletiva porque decidiram entrar em greve. A paralisação não atinge outros setores. Alguns membros, como atores de comerciais ou de audiolivros, ainda podem manter suas atividades.
“Quando empregadores fazem de Wall Street e da ganância suas prioridades e esquecem dos contribuidores essenciais que fazem a máquina funcionar, nós temos um problema, e estamos vivendo isso neste momento”, afirmou Fran Drescher (conhecida dos brasileiros pela série The Nanny).
“Este é um momento muito seminal para nós. Comecei pensando seriamente que poderíamos evitar uma greve. A gravidade dessa mudança não passou despercebida por mim ou por nosso comitê de negociação, ou por nossos membros do conselho, que votaram unanimemente para prosseguir com uma greve. É uma coisa muito séria que afeta milhares, senão milhões de pessoas em todo o país e ao redor do mundo.”
Leia Também | Desabafo: Mel Maia fala sobre assédio sofrido a caminho do trabalho
O que estão pedindo os atores
Os atores querem melhores condições de trabalho, que sejam melhor remunerados pela exibição de seus filmes e séries nas plataformas de streaming e que haja a regulamentação do uso de Inteligência Artificial nos sets.
Uma atriz brasileira também aderiu à greve. Bruna Marquezine, que está chegando em Hollywood, está na lista de nomes dos que pararam de trabalhar. Ela interrompeu a divulgação do filme “Besouro Azul” em apoio à paralisação e pediu aos fãs para ajudarem.
Peças de teatrais não serão atingidas pela greve. Isso porque os contratos teatrais/TV são separados do Network Television Code da SAG-AFTRA, que abrange a televisão sem roteiro na televisão ou mídia digital, ou seja, talk shows, variedades, reality shows, Game Shows, premiações e documentários (a menos que estejam sendo lançados nos cinemas ) ainda estão livres para continuar, assim como as novelas, conforme informou o site Forbes.
A SAG-AFTRA também tem acordos com canais de TV de cabo específicos que não serão afetados pela greve.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.