Ministério Público investiga golpes envolvendo o Desenrola Brasil
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu nesta quarta-feira (19) uma investigação para apurar golpes online que utilizam o nome do programa de renegociação de dívidas
O Desenrola Brasil, programa criado pelo Governo Federal para ajudar os brasileiros a quitarem suas dívidas, já virou alvo de golpistas. Sites falsos estão aplicando golpes usando o nome do Desenrola.
Por isso, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu nesta quarta-feira (19) uma investigação para apurar golpes online que utilizam o nome do programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil. Segundo apurou o MPMG, até o momento são seis sites falsos que tentam enganar o cidadão.
Não se sabe ainda quantas pessoas já caíram no golpe. No entanto, o órgão já atua para que os sites falsos sejam derrubados da internet.
De acordo com o promotor de Justiça Mauro Ellovitch, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) do MPMG, os golpes são bem perigosos, por isso precisam ser impedidos.
“Esses golpes são bem perigosos e é importante a gente fazer tanto essa ação de prevenção do crime, quanto a identificação dos criminosos e a derrubada desses sites”.
O golpe
Os sites levam você a crer que está na página do Desenrola. Oferecem uma renegociação de dívidas falsas, com supostas vantagens financeiras. A intenção dos golpistas é, na verdade, roubar dinheiro das vítimas, que acreditam estar quitando suas dívidas.
Eles também vão roubar dados pessoais, como CPF, informações bancárias e dados de contas de redes sociais.
Também tentam instalar vírus nos dispositivos das vítimas a fim de rastreá-los à distância, podendo aplicar outras fraudes posteriormente.
Fique atento para não cair nesse golpe. Os cidadãos não devem clicar em links e anúncios em redes sociais relacionados ao programa Desenrola, mas sim procurar os canais oficiais dos bancos, orienta o Ministério Público.
Leia Também | 7 doenças que dão direito a estabilidade no emprego
Como participar?
Para participar do Desenrola Brasil, não é necessário se cadastrar em uma plataforma específica do governo. Nesta primeira fase, as negociações serão realizadas diretamente com os bancos e instituições financeiras por meio de sites, aplicativos e outras plataformas de atendimento.
A segunda fase começa em setembro, quando será aberto pelo governo o programa para aqueles que ganham até dois salários mínimos, a chamada Faixa 1. Neste caso, será necessário se cadastrar em uma plataforma específica.
Os bancos que já aderiram ao Desenrola Brasil são:
Banco do Brasil: https://www.bb.com.br/site/pra-voce/solucoes-de-dividas/
Bradesco: https://nd-bradesco.negociedigital.com.br/
Caixa Econômica Federal: https://www.caixa.gov.br/voce/negociacao/Paginas/default.aspx
Itaú: https://renegociacao.itau.com.br/
Santander: https://www.santander.com.br/renegocie/home
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.