Receita libera 4º lote de restituição do IR no próximo dia 24
As pessoas que desejarem saber se vão ser contempladas no 4º lote de restituições, vão poder fazer a consulta
A Receita Federal contemplou no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda, aproximadamente 5,6 milhões de contribuintes. Agora chegou a vez de quem receberá no quarto lote de restituição. O total restituído até o dia 31 de julho alcança um total de R$ 7,5 bilhões.
Segundo a Receita Federal, as pessoas que desejarem saber se vão ser contempladas no 4º lote de restituições, vão poder fazer a consulta a partir do dia 24 de agosto, uma semana antes dos pagamentos.
Na data programada para consulta, você poderá entrar na página oficial da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal). Sendo necessário acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”, o contribuinte poderá verificar se a restituição já está disponível para ele.
Também será possível verificar como está a sua situação referente à declaração. Será possível ver se há possíveis pendências, através do acesso ao extrato de processamento disponível no e-CAC.
A Receita irá creditar diretamente na conta bancária que você indicou no momento da declaração, o pagamento das restituições. Se o crédito não for realizado por algum motivo, você deverá fazer um reagendamento para receber os valores. Basta acessar o Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou entrar em contato com a Central de Relacionamento BB.
Segundo informações, até agora, a Receita Federal recebeu 41,15 milhões de declarações em 2023, e aproximadamente 60% dos contribuintes que enviaram suas declarações têm direito a receber a restituição.
Por que acontece a restituição do Imposto de Renda?
A restituição do Imposto de Renda funciona como um ressarcimento de valores pagos a mais no momento da declaração do imposto. Basicamente, se você pagou algum valor a mais, terá esse dinheiro devolvido. Esse valor a mais é referente às deduções do IR, como despesas com saúde, educação, pensão alimentícia e outros.
A Receita vai verificar se o contribuinte tem ou não direito a receber restituição, avaliando ganhos e despesas declarados por ele no IR e, mais especificamente, quanto de dinheiro foi destinado ao pagamento de tributos em todos os serviços dos quais esse contribuinte usufruiu no decorrer do ano.
São as famosas “despesas dedutíveis”: aquelas tidas com educação, saúde, dependentes, alimentação, previdência social ou privada e/ou doações para instituições regulamentadas pelo governo. Somente essas despesas dão direito à restituição do Imposto de Renda.
Leia Também | Pix bate recorde e supera 140 milhões de transações em um dia
Calendário de restituição do Imposto de Renda
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.