Fila do Bolsa Família aumenta e chega a quase meio milhão de famílias
O número de famílias habilitadas para receber o Bolsa Família chegou a meio milhão em agosto, segundo a Lei de Acesso à Informação.
O número de famílias habilitadas para receber o Bolsa Família chegou a meio milhão em agosto, segundo a Lei de Acesso à Informação.
Atualmente existem 494.362 famílias que poderiam, mas não estão recebendo os valores do programa. É uma alta de 12% em relação ao mês de maio, por exemplo, conforme informou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
O Ministério só não contabilizou os dados de junho e julho porque ajustes que estão sendo feitos no programa causaram distorções no período.
A pasta divulgou uma nota onde informa que o Sistema de Benefícios do programa “ficou indisponível entre junho e julho em diversas de suas funcionalidades, entre elas a manutenção de ações de administração de benefícios como a habilitação, seleção e concessão.”
Segundo a nota, o trabalho foi feito pelas equipes locais do programa por meio de um módulo de administração off-line, o que teria causado impactos na folha de pagamentos do Bolsa Família no mês de julho.
O Ministério afirma que o fluxo de entrada e saída do programa passa por revisões mensais, que segundo a pasta, justifica aumento no mês de agosto.
“conforme o ciclo operacional da folha de pagamento do programa” e que “as ações de aperfeiçoamento da gestão (…) estão orientadas no sentido de manter a eficiência do gasto público, evitando o ingresso de famílias que apresentarem informações cadastrais inconsistentes”.
“A situação de pobreza e o quantitativo de famílias sofre variações de acordo com o ritmo das ações de gestão da folha de pagamento e de atualização cadastral, entre outras variáveis. Isso pode resultar em aumento ou diminuição do número de famílias”, afirmou o ministério por meio de sua assessoria.
Nova rodada de pagamento
O Bolsa Família vai começar mais uma rodada de pagamento a partir desta sexta-feira (18). O valor a ser pago é determinado de acordo com o final do número NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário.
Para receber o Bolsa Família é preciso comprovar uma renda de até R$ 218 por pessoa, representando um aumento em relação ao limite anterior, que era de até R$ 210 por pessoa.
Leia também | FGTS Digital vai entrar em vigor em 2024
Veja as datas de pagamento
- NIS final 1: 18/08;
- NIS final 2: 21/08;
- NIS final 3: 22/08;
- NIS final 4: 23/08;
- NIS final 5: 24/08;
- NIS final 6: 25/08;
- NIS final 7: 28/08;
- NIS final 8: 29/08;
- NIS final 9: 30/08;
- NIS final 0: 31/08.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.