Ciclone no RS: Caixa vai liberar Saque Calamidade do FGTS
Nesta quarta-feira (6), a Caixa Econômica Federal informou que vai liberar o saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para trabalhadores residentes em áreas afetadas pelo ciclone no Rio Grande do Sul
Nesta quarta-feira (6), a Caixa Econômica Federal informou que vai liberar o saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para trabalhadores residentes em áreas afetadas pelo ciclone no Rio Grande do Sul.
Segundo o banco, a pessoa precisa possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado a operação pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
De acordo com o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), será decretado estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Até o início da madrugada desta quarta, o número de mortes já havia chegado a 31, segundo dados oficiais.
O saque é liberado para trabalhadores residentes em municípios que tiveram calamidade pública ou situação de emergência decretada pelas autoridades públicas.
O governo informou que 54 municípios foram afetados pelo ciclone. Seis deles (Campo Novo, Rio Grande, São José do Norte, São Sebastião do Caí, Sede Nova e Vera Cruz) já estavam em situação de emergência por outros desastres naturais e, portanto, trabalhadores dessas localidades já podem solicitar os saques.
As demais cidades que foram atingidas pelo ciclone, a Caixa informou que está trabalhando junto às autoridades locais para agilizar a liberação do Saque Calamidade. A lista completa de municípios autorizados fica disponível no site da Caixa.
Saque Calamidade
O montante do FGTS é disponibilizado quando a situação de emergência ou estado de calamidade pública tenha sido decretado pelo governo do Distrito Federal, Municipal ou Estadual.
Para fins de resgate do saque calamidade, considera os seguintes desastres naturais:
- Enchentes ou inundações graduais;
- Enxurradas ou inundações bruscas;
- Alagamentos;
- Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
- Precipitações de granizos;
- Vendavais ou tempestades;
- Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
- Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
- Tornados e trombas d’água;
- Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.
Leia também | Qual o direito de quem trabalha em dia de feriado?
Como realizar o saque
O saque calamidade é super simples de resgatar, confira o passo a passo logo abaixo:
- Baixe o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iPhone);
- Faça login com sua conta gov.br ou crie uma senha;
- Clique na opção “Meus Saques”;
- Selecione a opção “Outras Situações de Saques”;
- Clique no motivo do Saque “Calamidade Pública”;
- Selecione o município em que reside e clique em “Continuar”;
- Escolha uma das opções para receber seu FGTS:
- Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,
- Sacar presencialmente.
- Faça Upload dos documentos requeridos;
- Confira os documentos anexados e confirme.
Feito o próximo, o próximo passo será da Caixa Econômica Federal, que deverá analisar a sua solicitação, onde, caso tudo esteja de acordo, o montante será creditado em sua conta.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.