10 frutas que seu cachorro pode e não pode comer
Se você tem um cãozinho e está pensando em dar algumas frutas para ele, é ideal saber quais ele pode ou não pode comer
Se você é um amante de animais de estimação e particularmente de cães, sabe como é tentador compartilhar um petisco ou dois com seu amigo peludo, especialmente quando ele faz aqueles olhos pidões. Frutas são uma opção popular, já que muitas pessoas as consideram mais saudáveis e menos processadas do que os petiscos caninos industrializados.
Contudo, nem todas as frutas são seguras para o consumo canino, e enquanto algumas podem ser uma adição nutritiva à dieta do seu pet, outras podem ser perigosas e até mesmo fatais. Compreender quais frutas são seguras e quais não são é crucial para manter seu cão saudável e feliz. Algumas frutas oferecem uma abundância de nutrientes, como antioxidantes e fibras, que podem auxiliar na digestão e até mesmo na prevenção de algumas doenças.
Por outro lado, certas frutas contêm substâncias tóxicas que podem causar desde desconforto gastrointestinal até problemas mais graves, como insuficiência renal. Este artigo irá guiá-lo através de 10 frutas que seu cão pode saborear com segurança e outras 10 que devem ser estritamente evitadas, ajudando você a fazer escolhas mais informadas para o bem-estar do seu companheiro de quatro patas.
10 frutas que seu cão pode comer
1. Banana
Originária dos trópicos, mas amada em todo o mundo, a banana é uma opção fantástica para os cães. Carregada de potássio e de fontes energéticas como carboidratos, ela pode ser dada como um mimo ou até mesmo integrada na dieta do seu pet.
2. Pera
Esta fruta suculenta é uma fonte abundante de nutrientes como fibras, ácido fólico, e um espectro de minerais como potássio e fósforo. Além de suas qualidades antioxidantes provenientes das vitaminas C e E, e das vitaminas do complexo B, ela é uma escolha excelente para cães com alguns quilinhos a mais devido ao seu baixo teor calórico e alto conteúdo de água. Lembre-se de remover as sementes e cortá-la em pedaços pequenos.
3. Maçã
Amplamente conhecida como uma fruta benéfica para os humanos, a maçã também é ótima para os cães. Rica em várias vitaminas como A, C, e E, bem como minerais essenciais, ela é uma escolha acertada. No entanto, é crucial retirar todas as sementes, que podem ser tóxicas para os animais.
4. Mamão
Esta fruta tropical é outra que costuma ser muito bem aceita pelos nossos amigos caninos. O mamão é macio, fácil de mastigar e contém quantidades saudáveis de vitaminas A e C, além de fibras que ajudam a digestão.
5. Melancia
Um sucesso durante o verão, a melancia é altamente hidratante e é uma ótima escolha para cães que precisam perder peso. Ela é rica em potássio, magnésio, e vitaminas A e C.
6. Abóbora
Este superalimento é uma fonte rica em fibras, zinco, ferro e vitamina A. Um bônus é que as sementes da abóbora também podem ser torradas e oferecidas como petiscos para os cães.
7. Laranja
Quando descascada e cortada em pedaços menores, a laranja é outra opção segura para cães, proporcionando uma boa quantidade de fibra, hidratação e vitamina C, mas lembre-se, por ser cítrica, deve ser extremamente regulada para evitar problemas como gastrite.
8. Melão
Semelhante à melancia, o melão é outro petisco refrescante para os meses mais quentes. Apenas certifique-se de remover as sementes e a casca antes de oferecê-lo ao seu pet.
9. Coco
Este fruto tropical oferece uma riqueza de benefícios em sua carne e água. Ele é rico em minerais e em vitamina E, um antioxidante que pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico do seu cão.
10. Kiwi
Este fruto pequeno mas poderoso é uma excelente fonte de vitamina C. Pode ser dado como um petisco especial ou uma recompensa, desde que seja removida a casca.
Leia também | 11 alimentos saudáveis que podem ser oferecidos aos cachorros
10 frutas que seu cão não pode comer
1. Abacate
Contrariando a crença popular, o abacate é um fruto que deve ser mantido longe dos nossos amigos de quatro patas. Ele contém uma substância tóxica conhecida como persina, que pode levar a problemas gastrointestinais como vômitos e diarreia, além de potencialmente afetar o coração do animal.
2. Abacaxi
O abacaxi não é estritamente venenoso para cães, mas sua acidez elevada pode levar a problemas estomacais, como desconforto e indigestão. Portanto, é melhor evitar.
3. Carambola
Esta fruta estrelada contém altos níveis de ácido oxálico e uma toxina chamada caramboxina, que podem resultar em sérios problemas renais e neurológicos em cães, incluindo sintomas como tremores e sangue na urina.
4. Cereja
Embora possa parecer inofensiva, a cereja contém compostos cianogênicos em suas sementes e casca, que podem resultar em falência respiratória e até a morte em casos extremos.
5. Damasco
Assim como a cereja, o damasco tem uma polpa que é segura, mas suas sementes, folhas e caules contêm altos níveis de cianeto, o que pode causar dificuldades respiratórias graves em cães.
6. Açaí
Embora popular em muitas dietas saudáveis, o açaí contém teobromina, a mesma substância que faz do chocolate um alimento tóxico para cães, causando potencialmente sérias intoxicações.
7. Figo
Para além de possíveis reações alérgicas, o figo pode causar problemas gastrointestinais como vômitos e diarreia, especialmente se partes da planta ou árvore forem ingeridas. Também pode desencadear irritações cutâneas.
8. Laranjas e Limões
Ambas as frutas são ricas em ácidos e podem causar distúrbios estomacais, como gastrite, em cães. Portanto, melhor mantê-las fora do cardápio canino.
9. Maracujá
Embora as folhas do maracujá tenham propriedades calmantes e ansiolíticas, a fruta em sua forma natural pode ser problemática. Isso se deve à dificuldade em separar a polpa comestível das sementes e casca potencialmente perigosas, tornando a oferta da fruta a cães mais complicada e arriscada. Portanto, é mais seguro evitar.
10. Uva passa
Fique longe de oferecer uvas ou passas ao seu cão. Embora a substância específica que faz mal aos cães ainda não seja completamente conhecida, é bem documentado que essas frutas podem ser tóxicas para eles, podendo levar a sérias complicações de saúde ou até morte. Portanto, é melhor prevenir e manter essas opções bem longe do cardápio do seu pet.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.