Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Por que algumas pessoas têm medo de palhaço?

Coulrofobia é o nome dado para quem tem medo ou pavor de palhaços. Os sintomas incluem sinais de uma crise de ansiedade ao ver um palhaço

Você já se deparou com uma pessoa que tem um medo incontrolável de palhaço? É um tipo de claustrofobia que pode impactar alguém em algum momento da vida. Geralmente crianças são as que mais têm medo de palhaços. Mas não se engane, os adultos também podem ter momentos de “terror” ao encontrar alguém caracterizado.

Mas você sabia que não existe explicação pelo motivo que nos leva a ter medo de palhaços? Ninguém parou para pesquisar porque isso acontece.

Existem inúmeras explicações possíveis para a fobia que já foram apresentadas na literatura acadêmica, porém, nenhum estudo investigou especificamente suas origens.

As mulheres parecem ter mais medo dos palhaços que os homens. Também elas são as que mais têm medo de aranhas, baratas, ratos e cobras. Esses medos tendem a diminuir conforme a idade.

O medo de palhaços

A maioria das pessoas sente medo da maquiagem. Alguns costumam ter uma sensação estranha ou perturbadora ao encontrar uma pessoa maquiada de palhaço.

Muitos filmes incentivam o medo por palhaços, como é o caso do longa mais famoso do momento “It – A Coisa”. O enredo gira em torno do Pennywise que é o responsável pelo desaparecimento de várias crianças.

O medo de palhaço é tão grande, que muita gente sente pavor até pelo mascote da rede de fast food mais badalada do planeta, Ronald McDonald. 

Sintomas da coulrofobia

Coulrofobia é o nome dado para quem tem medo ou pavor de palhaços. Os sintomas incluem sinais de uma crise de ansiedade ao ver um palhaço. A pessoa começa a ter:

  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Falta de ar;
  • Respiração ofegante;
  • Sudorese;
  • Náuseas;
  • Sensação de boca seca.

Leia também | INSS muda a regra para pedir o Auxílio-Doença

Tratamento

Mas fique tranquilo, existe tratamento para a coulrofobia. Segundo os especialistas, esse tipo de fobia e os sintomas podem  ser controlados. O tratamento pode ser feito por meio de psicoterapia, onde o terapeuta poderá ajudar a entender quais os gatilhos são ativados quando esse pavor se instala. 

O terapeuta vai auxiliar a pessoa a não ter mais esse tipo de medo. Irá incentivar a autoestima do paciente. Trabalhando os mecanismos de defesa do paciente. Com o andar do tratamento, a pessoa já passa a assistir um filme com palhaços sem sentir aquele desconforto evidente.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.