8 benefícios da beterraba que você não sabia
Para muitas mulheres a beterraba é um alimento essencial para combater o envelhecimento. O alimento também é ótimo para quem está em tratamento contra o câncer. Sem contar que é ótimo para o coração e a manutenção do desejo sexual
A beterraba é uma boa fonte de vitamina A, importante para a saúde da pele, dos olhos e do sistema imunológico. Ela também é fonte de vitamina C, essencial para o fortalecimento do sistema imunológico, síntese de colágeno e combate aos radicais livres.
Para muitas mulheres a beterraba é um alimento essencial para combater o envelhecimento. O alimento também é ótimo para quem está em tratamento contra o câncer. Sem contar que é ótimo para o coração e a manutenção do desejo sexual.
A hortaliça tem um sabor adocicado e uma coloração viva. Os talos e as folhas são riquíssimos em vitaminas e minerais, muitas vezes se destacando mais do que a parte roxa. Veja a seguir os benefícios da beterraba para a sua saúde.
1 – Controla a pressão arterial
Para quem é hipertenso, a beterraba é um ótimo alimento para ser consumido. O vegetal consegue aumentar a elasticidade e melhorar o funcionamento dos vasos, permitindo que o sangue circule com menos dificuldades. Nela contém o nitrato, que dá origem ao óxido nítrico. Essa molécula é capaz de relaxar as paredes das artérias e aumentar o seu calibre (efeito de vasodilatação).
Neste caso, você conseguirá ter uma pressão mais baixa – ideal para quem sofre de hipertensão.
2 – Aumenta a capacidade física
A beterraba é ótima para as pessoas que se exercitam diariamente. Ela possibilita um aumento no aporte de oxigênio para os músculos, fazendo que eles consigam responder melhor às exigências da prática de exercícios.
Para os atletas de plantão que gostam de manter a resistência, o melhor alimento com certeza é a hortaliça. Isso porque após um intenso exercício físico que deixa você cansado, a beterraba vai lhe dar mais resistência e energia.
3 – Previne a demência
Os efeitos da beterraba sobre a parede das artérias promovem uma melhora na circulação sanguínea de todo o organismo, inclusive do cérebro. O consumo de vegetal impede o desenvolvimento e a progressão da demência senil.
4 – Excelente para o intestino
Uma das coisas mais chatas é quando o intestino não está funcionando bem. Isso acontece quando o nosso organismo está pobre em fibras. É neste momento que a beterraba deve ser incluída na sua dieta diária. Ela vai contribuir para o bom funcionamento do intestino, evitando problemas como prisão de ventre e hemorroidas.
5 – Combate a depressão
A modernidade levou a humanidade a ter mais problemas de ansiedade e depressão. Para quem está em uma vida agitada, ansioso, deprimido, a beterraba pode ajudar você a se sentir melhor. Isso porque ela contém triptofano, que é utilizado pelo organismo para produzir serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.
As pessoas com ansiedade e depressão, o organismo não consegue serotonina. Por isso, o consumo do vegetal ajuda e muito.
A hortaliça ainda fornece betaína e folato, duas substâncias que também impactam positivamente na regulação do humor.
6 – Protege o coração
O suco das folhas e talos da beterraba ajuda a manter níveis saudáveis do colesterol bom (HDL), segundo um estudo realizado em Goiás. A beterraba protege o coração, mesmo depois de uma refeição gordurosa.
Aquela cor roxa do vegetal, é a betacianina, um antioxidante que impede que o colesterol ruim (LDL) forme placas de gordura nas paredes das artérias, a principal causa dos derrames e infartos.
7 – Ótimo alimento para gestantes
As gestantes que se preocupam com o bebê quando ainda está em formação, saiba que a beterraba é um ótimo alimento para esse momento tão importante. A gestante vai poder se beneficiar dessa hortaliça, rica em ácido fólico, um componente essencial para o desenvolvimento da medula espinhal e do tubo neural dos bebês.
Leia também | 10 técnicas de venda mais eficientes segundo a ciência
8 – Combate alguns tipos de câncer
Como é bom saber que existem alimentos que são capazes de ajudar no combate a doenças graves. A beterraba é, graças ao pigmento betacianina, um antioxidante que reduz a velocidade do crescimento de tumores em pessoas com câncer de próstata e de mama.
O extrato de beterraba pode potencializar o efeito de alguns medicamentos quimioterápicos, como a doxorrubicina, no tratamento de tumores malignos de mama, próstata e pâncreas.
Você sabia que a beterraba fornece uma grande quantidade de boro, um mineral que participa da produção da testosterona, hormônio relacionado ao desejo em homens e mulheres? Ela melhora a circulação, reforçando o aporte sanguíneo também para os órgãos sexuais.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.