7 dicas para fazer um churrasco barato no feriado prolongado
Se você está pensando em fazer um churrasco no feriado, vamos dar algumas dicas simples mas valiosas para que você consiga economizar
O que seria melhor para aproveitar um feriado prolongado do que um delicioso churrasco entre amigos e familiares? No entanto, os custos elevados de carnes e bebidas podem se tornar um obstáculo para concretizar esses planos, onde para muitos a vontade é muito mais a grana é curta.
Felizmente, existem estratégias inteligentes e práticas para realizar um churrasco delicioso sem gastar uma fortuna. Se você está em busca de dicas valiosas para tornar seu churrasco um sucesso, sem comprometer sua saúde financeira, está no lugar certo.
A partir de agora nós vamos apresentar sete dicas super úteis para você fazer um churrasco barato e incrível durante o feriado prolongado. Preparado para transformar seu evento em um verdadeiro banquete e gastando pouco? Então vamos lá!
Checklist inicial
A primeira coisa que precisamos fazer para economizar num churrasco, é criar um checklist inicial com todos os itens que serão comprados, desde as carnes, bebidas e verduras, no caso para quem gosta de um bom vinagrete como acompanhamento. No geral os itens que são utilizados para o churrasco incluem:
- Carne: que é a base do churrasco e pode ser carne de porco, vaca, frango, etc;
- Carvão: é recomendado que use o carão de origem vegetal que é o tradicional e mais barato;
- Arroz e farofa: para quem gosta de fazer uma refeição completa;
- Vinagrete: fácil de fazer e todo mundo gosta;
- Pão de alho: você pode comprar pronto, ou fazer em casa mesmo;
- Bebidas: seja refrigerante, cerveja ou suco.
Leia também | Leia também | Top 10 cervejas mais caras do mundo em 2023
Dicas para fazer um churrasco barato
Se você é do tipo que adora reunir familiares e amigos para um bom churrasco no fim de semana, confira essas sugestões para economizar e garantir um churrasco delicioso sem pesar no bolso:
1. Planeje a quantidade de alimentos
Antes do evento, peça confirmação de presença dos convidados e estime uma média de 300 a 400 gramas de carne por pessoa, sem esquecer dos acompanhamentos. Existem diversos aplicativos gratuitos que podem auxiliar nesse cálculo.
2. Aproveite as promoções de carnes
Fique de olho nas ofertas dos supermercados. Geralmente, eles reduzem os preços das carnes em um dia específico da semana. Pesquise as promoções, compare os preços e escolha o local que ofereça o melhor custo-benefício para as suas compras.
3. Opte por carnes saborosas e mais baratas
Quando falamos de churrasco, muita gente pensa em picanha, no entanto, existem vários outros cortes mais baratos, super saborosos e que combinam perfeitamente com o churrasco. Algumas delas são:
- Maminha
- Acém
- Fraldinha
- Costela
- Bananinha
- Cupim
- Linguiça
4. Acenda a churrasqueira de forma correta para economizar o carvão
Para economizar carvão, faça uma estrutura de “cabana” com os carvões dentro da churrasqueira e coloque um pedaço de papel embebido em álcool ou óleo no centro, deixando espaço para a circulação do ar. Acenda o papel e em aproximadamente 10 minutos a brasa estará pronta, sem necessidade de abanar.
5. Invista nos acompanhamentos
Embora a carne seja o destaque, oferecer uma variedade de acompanhamentos pode ajudar a economizar, já que as pessoas vão consumir menos carne. Prepare opções como pão de alho, arroz, farofa, salada, vinagrete e até legumes na grelha.
6. Economize nas bebidas
A bebida é um item importante, mas também pode pesar no orçamento. Defina uma média de consumo por pessoa, escolha marcas com bom custo-benefício e considere opções de embalagens retornáveis, que costumam ser mais baratas.
7. Kit churrasco
Outra maneira de economizar num churrasco com amigos e família, é pedir para que cada um dos convidados traga o seu kit churrasco, ou seja, que cada um traga sua carne de preferência e sua bebida. Dessa maneira seu churrasco ficará muito mais em conta.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.