Dicas importantes para acabar de vez com os piolhos
Quer ver uma mãe preocupada quando o filho volta da escola coçando muito a cabeça. Ela vai dar aquela olhadinha e percebe que se trata de piolhos
Quer ver uma mãe preocupada quando o filho volta da escola coçando muito a cabeça. Ela vai dar aquela olhadinha e percebe que se trata de piolhos.
O piolho (Pediculus humanus capitis) é um inseto que se alimenta de sangue humano, causando a conhecida coceira. Ele se reproduz facilmente, ocasionando uma infestação de piolhos, também chamada de Pediculose.
Embora o inseto se aloje no couro cabeludo, também pode acometer outras partes do corpo. Possui cor amarronzada, seis patas, tempo de vida de três a quatro semanas e, na fase adulta, o inseto atinge entre 2 mm a 3 mm.
Como ocorre a transmissão?
A transmissão pode ocorrer das seguintes formas:
Contato com uma pessoa com piolho: muito comum entre crianças e pessoas de uma mesma família, que moram no mesmo local, que compartilham de determinados objetos de uso pessoal e que interagem de perto entre si.
Armazenar roupas ou guardar objetos pessoais infestados de piolhos, como travesseiros, cobertores, pentes e brinquedos de pelúcia pode permitir que os piolhos se espalhem pelo guarda-roupa ou pela casa.
Compartilhar itens pessoais: roupas, fones de ouvido, escovas de cabelo, pentes, enfeites de cabelo, toalhas, cobertores, travesseiros e brinquedos de pelúcia.
Relações sexuais com pessoas com piolho: o contato sexual com pessoas que tenham piolho na região pubiana pode causar o surgimento do problema.
Os principais sintomas de piolhos são:
- Coceira intensa;
- Cócegas e sensação de movimento no couro cabeludo;
- Presença de ovos dos piolhos (lêndeas) em fios de cabelo e que podem ser confundidas com caspa (porém, não são facilmente removidas);
- Pequenas saliências vermelhas no couro cabeludo, no pescoço e nos ombros.
Leia também | Qual a diferença entre sonho e pesadelo?
Como acabar com os piolhos
É necessário adotar algumas medidas de higiene para acabar definitivamente com os piolhos.
- Use o pente fino comum ou eletrônico: Passe um pente fino comum em todo cabelo, separando mecha por mecha. Em vez do pente fino comum, pode-se utilizar um pente eletrônico, no cabelo seco, que é mais eficaz na eliminação e identificação dos piolhos.
- Lavar as roupas a alta temperatura: Lave todos os objetos que tenham estado em contato com o cabelo, como lençóis, cobertores, roupas, brinquedos de pelúcia, prendedores e arcos de cabelo, chapéus, bonés, tapetes, almofadas e a capa do sofá, em água com temperatura superior a 60º, para eliminar os piolhos.
- Shampoos ou até sprays são ótimas opções para acabar com piolhos e lêndeas. Existem diversos shampoos de tratamento desenvolvidos para serem aplicados em cabelos secos ou molhados. Leia o rótulo da embalagem e entenda a forma mais adequada de aplicação.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.