Feriado: conheça o motivo por que 15 de novembro é feriado
Nesta quarta-feira é feriado de 15 de novembro. Todo mundo sabe que a data é referente à Proclamação da República. Porém, a maioria não conhece a história e quando a data passou a ser feriado
Nesta quarta-feira é feriado de 15 de novembro. Todo mundo sabe que a data é referente à Proclamação da República. Porém, a maioria não conhece a história e quando a data passou a ser feriado.
Até porque, um dia folga as pessoas só querem saber de viajar, de ficar de perna pro ar! No entanto, no feriado de quarta-feira, não vai dar para viajar, no dia seguinte o batente continua.
A Proclamação da República é feriado nacional desde 1949, segundo a Lei Federal 662, do presidente Eurico Gaspar Dutra. Em 2002, foi revogada pela Lei n.º 10.607/02, que passou a regulamentar os feriados nacionais.
A história do Brasil
A Proclamação da República Brasileira, também referida na História do Brasil como Golpe Republicano ou Golpe de 1889, foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo o então chefe de Estado, imperador D. Pedro II, que em seguida recebeu ordens de partir para o exílio na Europa.
Conta a história que D. Pedro II bem que tentou impedir a proclamação da República. Ele teria planejado realizar um novo gabinete no mesmo dia, sem sucesso. Nesse dia, um vereador do Rio de Janeiro, José do Patrocínio, fez o anúncio oficial do fim da monarquia no país. Dois dias depois do levante, a família real portuguesa fugiu para Portugal, deixando Deodoro da Fonseca como o primeiro presidente do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.
Leia também | 9 costumes brasileiros que são muito estranhos para estrangeiros
Feriados em 2024
Em 2024,o Brasil terá 9 feriados nacionais e 4 dias de ponto facultativo. 4 feriados serão no final de semana. Somente dois deles será possível emendar.
Paixão de Cristo, em 29 de março, e Proclamação da República, em 15 de novembro. Ambas as comemorações serão em uma 6ª feira.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.