Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Novembro Azul: conheça os benefícios oferecidos pelo INSS

Muitos homens ainda continuam tendo certos preconceitos em relação ao exame de próstata. Neste mês, o Novembro Azul vem lembrar que é necessário ter cuidados com a saúde masculina

Muitos homens ainda continuam tendo certos preconceitos em relação ao exame de próstata. Neste mês, o Novembro Azul vem lembrar que é necessário ter cuidados com a saúde masculina.

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Conhecido como Novembro Azul. De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento.

 Os sintomas iniciais do câncer de próstata não são perceptíveis. Porém, quando a doença já está em estágio mais avançado, é possível notar alguns sintomas locais, já que a presença do câncer influencia no tamanho da glândula e causa problemas principalmente na hora de urinar.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda neoplasia maligna de maior incidência entre os homens no país, sendo que até 2025 há previsão de que 70% dos diagnósticos vão ocorrer nas regiões Sul e Sudeste. 

Quais os benefícios do INSS para quem faz tratamento contra o câncer?

De acordo com o governo federal, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece dois tipos de benefícios para quem faz tratamento contra o câncer de próstata.

O trabalhador poderá solicitar caso nunca tenha contribuído para o INSS, o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para ter acesso ao BPC, basta comprovar os requisitos de baixa renda, de deficiência de longo prazo e de idade estabelecidos pela Lei 8.742 (Loas).

Já o Benefício por Incapacidade Temporária (conhecido por auxílio-doença), pode ser usufruído por quem estiver doente e incapaz para o trabalho ou atividade habitual. Diferente do BPC, para este benefício é necessário ser contribuinte do INSS.  

Também é possível solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez). 

A aposentadoria por invalidez é decorrente do requerimento de auxílio-doença e apenas é concedida mediante decisão da Perícia Médica Federal. Para quem já recebe esse tipo de aposentadoria existe também o adicional de 25% no valor do benefício, que pode ser solicitado quando há necessidade de auxílio para realização de atividades na vida diária, como banho, alimentação e outras. 

Leia também | 5 coisas que você deve fazer no calor

Como solicitar os benefícios?

Os benefícios podem ser solicitados pelo aplicativo quanto no site do Meu INSS ou pelo telefone 135. Para o requerimento dos dois benefícios é preciso apresentar documentos pessoais e documentação médica. 

Já no caso do BPC é necessário apresentar o CPF e cadastro CadÚnico de todo grupo familiar. Lembrando que todos os dados devem estar atualizados.  

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.