Macarrão instantâneo faz realmente mal à saúde?
Tem coisas em nossas vidas que vieram para facilitar o nosso dia a dia. O macarrão instantâneo é uma dessas novidades para quem quer fazer um lanche rápido
Tem coisas em nossas vidas que vieram para facilitar o nosso dia a dia. O macarrão instantâneo é uma dessas novidades para quem quer fazer um lanche rápido.
O macarrão instantâneo ou massa instantânea é um prato típico da culinária japonesa constituído de macarrão pré-cozido, normalmente lámen, que pode ser preparado apenas com o acréscimo de água fervida.
Existem informações que o primeiro macarrão instantâneo foi o E-fu, na China, do século XVI. Porém, o que realmente se sabe é que o inventor do macarrão instantâneo de nossos dias foi Momofuku Ando, nascido em Taiwan em 1910 durante a ocupação japonesa.
Momofuku recebeu o apelido de o “Rei dos Macarrões”. Viveu até aos 96 anos, morrendo em 5 de janeiro de 2007, em Osaka, no Japão, em decorrência de uma crise cardíaca.
O inventor do macarrão tinha uma frase que gostava de dizer: “A paz está garantida quando não se está com fome”. Ele criou o macarrão em 1958, pela empresa Nissin.
O macarrão instantâneo de alto valor proteico é uma massa pré-cozida, preparada com adição de água fervente durante, ficando pronto em apenas três minutos. Muitos brasileiros passaram a usar o alimento por ele ser muito barato.
Faz mal à saúde?
O macarrão instantâneo é rico em gorduras e possui quantidades absurdas de sódio (equivalente a aproximadamente 60% da necessidade diária – cerca de 1400 mg – por uma unidade de 80 g). Por isso, consumir esse produto todo dia pode ser muito prejudicial à saúde.
O macarrão instantâneo pode ser menos prejudicial se você deixar de lado o saquinho de tempero e usar vegetais e outros alimentos não processados usando apenas o macarrão.
Uma recente análise realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) concluiu que a maioria das marcas utilizam mais sódio, nos temperos prontos, do que o recomendado para um dia inteiro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de sal não deve ultrapassar 4 gramas (equivalente a 1 colher de chá cheia) e o de sódio, 2 gramas.
O macarrão instantâneo também contém glutamato monossódico, utilizado como realçador de sabor, é conhecido por ser uma substância viciante, podendo causar reações adversas no organismo. Possui quantidades generosas de gordura. Esses fatores podem contribuir, e muito, para o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Leia também | 15 itens e alimentos que você nunca deve colocar no micro-ondas
Como comer macarrão instantâneo saudável
Alguns nutricionistas dizem que existe uma maneira de comer o macarrão instantâneo de forma mais saudável. Por isso, eles dão essa receita simples:
Ingredientes
- 200 gramas de macarrão instantâneo
- 100 gramas de cenoura ralada
- 1 dente de alho picado
- Sal e pimenta a gosto
- 1 xícara de cebolinha verde
- 1 xícara de carne bovina cortada em cubos
- 1 litro de água
Preparo
- Coloque a água junto aos demais ingredientes em fogo alto, exceto o macarrão.
- Quando a água levantar fervura, faça a adição do macarrão.
- Espere cerca de 10 minutos até que a receita fique pronta e sirva.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.