7 Profissões afetadas pelo ChatGPT e outras IAs
Conheça as 7 profissões que mais sofreram com a criação do ChatGPT e de outras Inteligências Artificiais (IAs)
A criação do ChatGPT e de outras Inteligências artificiais (IAs) é, sem dúvidas, um marco de evolução para humanidade, entretanto, sempre que temos uma mudança dessa escala, muitas profissões são afetadas.
A criação das IAs fizeram com que muitas profissões fossem desvalorizadas ou mesmo quase deixassem de existir. Agora qualquer um pode criar um texto elaborado, uma imagem de alta qualidade ou até mesmo produzir uma música, isso tudo sem ser um profissional em nenhuma dessas áreas.
Leia este artigo até o final e conheça as 7 profissões que mais foram afetadas ChatGPT e por outras inteligências artificiais.
7 Profissões afetadas pelo ChatGPT e outras IAs
- Revisor de textos
Este é um dos profissionais que tiveram a sua carreira abalada por conta da criação do ChatGPT, o revisor de texto foi diretamente impactado pelo mundo da IA. O ChatGPT tem o poder de escrever textos profissionais e com quase nenhum (ou nenhum) erro gramatical.
- Redator web
Como o ChatGPT consegue produzir textos muito bem elaborados, por conta disso, os profissionais responsáveis por redigir textos em blogs e sites estão com sua profissão ameaçada de extinção por conta da ferramenta.
Afinal, a principal função do ChatGPT é a criação de textos autorais com qualidade, sempre se baseando nas perguntas feitas pelo usuário.
Leia+: Veja como aprender vários idiomas como o inglês através do ChatGPT
- Designer gráfico
Quem quer atuar ou já trabalha como designer gráfico, terá que disputar com robôs nos próximos anos, é bom se preparar para grande competição. Esses robôs tanto podem ser aliados como inimigos de muitos profissionais.
A OpenAI criou a IA DALL-E, responsável pela criação de imagens personalizadas a partir do comando dado pelo usuário. Outra IA com capacidade gráfica é o MidJourney, que pode ser utilizada por meio do Discord.
- Tradutor
O tradutor tem sua profissão ameaçado pelo ChatGPT e por outras IAs, que podem traduzir desde texto até mesmo áudios, de qualquer idioma, reduzindo a demanda no mercado por este profissional.
- Social media
O social media gerencia e cria conteúdos para redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Entretanto, o ChatGPT já consegue realizar a criação de textos curtos e únicos por meio de poucos comandos do usuário.
- Assistente virtual
O ChatGPT ameaça também a profissão de assistente virtual, que pode acabar logo, devido à IA. Segundo funcionários da Amazon, a IA que cria textos mostrou que pode ser muito eficiente ao responder às perguntas de suporte ao cliente.
O ChatGPT tem também recursos de gerenciamento de tarefas e comunicação, ferramentas úteis para um assistente virtual.
- Operador de telemarketing
Com o avanço das Inteligências Artificiais, em breve, os operadores de telemarketing serão substituídos por um atendimento totalmente automatizado, que terá as respostas geradas por uma IA.
Além disso, segundo uma previsão da empresa Gartner, o chatbot será o principal meio de atendimento ao cliente para 25% das organizações até o ano de 2027.
Portanto, diversas profissões que surgiram com a criação do telefone e com a criação da internet estão sendo ameaçadas pelo avanço das inteligências artificiais, se você atua em alguma das áreas que citamos, fique de olho nas mudanças do mercado.
Comentários estão fechados.