Fifa The Best: Messi mereceu vencer este ano?
A questão é: o prêmio The Best deste ano foi justo? Precisamos analisar para saber se Lionel Messi mereceu realmente a premiação.
Lionel Messi é, sem dúvidas, um dos maiores jogadores de futebol que o mundo já conheceu, podendo ser colocado facilmente na mesma prateleira de Pelé e Maradona. Entretanto, a questão é: o prêmio The Best 2023 foi justo? Precisamos analisar!
O melhor jogador do mundo da Fifa do ano de 2023 foi escolhido segunda-feira, dia 15 de janeiro de 2024, mas a escolha do ídolo argentino como vencedor gerou dúvidas em milhões de torcedores ao redor do mundo.
É comum que o The Best seja questionado, afinal, na temporada em questão, alguns outros jogadores tiveram números melhores e mais feitos que Lionel Messi no período válido para premiação.
Como funciona o The Best?
Um conselho técnico da FIFA fica responsável por definir uma lista de 10 finalistas. O conselho técnico é formado por ex-jogadores, que definem a lista de indicados aos prêmios masculinos.
O conselho do The Best 2023 é formado por:
- Kaká (Brasil)
- Petr Cech (República Tcheca)
- Didier Drogba (Costa do Marfim)
- Bret Emerton (Austrália)
- Rio Ferdinand (Inglaterra)
- Asamoah Gyan (Gana)
- Mario Kempes (Argentina)
- Alex Lalas (EUA)
- Jon Obi Mikel (Nigéria)
- Park Ki-Sung (Coreia do Sul)
- Ivan Vicelich (Nova Zelândia)
Após a escolha dos finalistas, um colégio eleitoral da premiação escolhe o melhor jogador do mundo da entidade. O colégio é composto por jornalistas, capitães, técnicos de seleções e pessoas comuns, por votação na online. Todos os grupos têm peso de 25% na pontuação final.
Leia+: Os 10 principais jogos de esporte
Analisando o The Best 2023
Somente a presença de Messi entre os finalistas já causou muito espanto entre os fãs de futebol, visto que, a premiação do The Best 2023 não considerou a conquista da Copa do Mundo do Catar, em que a Argentina foi sagrada campeã com show de Lionel.
A copa do mundo já rendeu o The Best 2022 para o craque argentino, porém, no período considerado para premiação 2023, os números do jogador não impressionam.
Os números de Messi foram os seguintes:
- 32 jogos
- 24 gols
- 8 assistências
- 2 títulos
Números de Haaland:
- 41 jogos
- 33 gols
- 7 assistências
- 4 títulos
Números de Mbappe:
- 28 jogos
- 27 gols
- 5 assistências
- 1 título
Acima são os números durante o período válido para a premiação. Os jogadores foram analisados de 19 de dezembro de 2022 (um dia depois da final do Mundial) até o dia 20 de agosto de 2023.
Messi mereceu vencer a premiação?
Sem títulos de expressão durante a temporada analisada e sem números fora do comum, podemos concluir que, o nosso E.T. (como Messi é conhecido) não mereceu ganhar o prêmio, pelo menos esse ano.
Na verdade, todos esperavam que Messi nem estivesse na final do The Best, podemos dizer que o prêmio pode ter perdido credibilidade, afinal, nenhum dos 3 finalistas compareceram à cerimônia.
Enfim, Messi não tem culpa de ter sido premiado, mas aparentemente ele concorda que não mereceu vencer este ano.
Comentários estão fechados.