7 sinais de que tem pessoas querendo te prejudicar no trabalho
Muitas vezes passamos por situações onde o chefe ou colega de trabalho tentam sabor e prejudicar o outro em prol de benefícios próprios
O esperado de um ambiente de trabalho é que ele seja leve, e com chefes e colegas de trabalho se deem bem para que as atividades relacionadas ao trabalho sejam exercidas com o máximo de qualidade e eficiência possível.
Contudo, devido à alta competitividade do mercado de trabalho que vive em ritmo acelerado, as relações interpessoais, seja entre colegas de trabalho ou com seu chefe, podem ser extremamente desafiadores.
Infelizmente, nem todas as interações que acontecem no local de trabalho são positivas. Se você anda percebendo que seu chefe ou colega de trabalho estão tentando te prejudicar, você está em uma zona muito delicada, afinal, essa situação acaba causando muita angústia e confusão.
Para que você possa identificar se você está realmente passando por uma situação em que seus colegas de trabalho ou seu chefe estão tentando te prejudicar, nós separamos alguns sinais claros para isso, além de oferecer insights super úteis sobre como lidar com essa situação.
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1. Omissão de informação
Quando se percebe um padrão constante de exclusão de reuniões, e-mails ou processos de decisão dos quais você deveria ou já participou, é possível que estejamos diante de indícios de sabotagem dentro do ambiente de trabalho.
2. Prejudicando seus esforços
É possível que um colega de trabalho ou superior critique deliberadamente o seu trabalho, de modo a prejudicar sua imagem dentro da empresa, para passar um ar de que você faz tudo errado, e ganhar essa fama dentro da empresa.
Além disso, é possível que os outros apropriem-se de suas ideias ou desvalorizem suas conquistas, minando assim a sua credibilidade profissional.
3. Espalham boatos
Fofocas ou rumores infundados em seu nome, destinados a manchar a sua reputação no ambiente de trabalho podem representar uma estratégia clara de sabotagem. Isso inclui, também, o ato de colocar os outros contra você, que é claramente uma maneira de ganhar os outros a ficarem contra você.
4. Atribuição de prazos ou tarefas irrealistas
Para sabotar uma pessoa dentro da empresa, seus colegas de trabalho ou ainda seus superiores, podem estabelecer prazos impossíveis para executar determinada atividade, ou ainda, atribuir tarefas sem o devido suporte ou recursos, criando condições propícias para que você não consiga realizar tal tarefa.
5. Retenção de informações
A retenção intencional de informações ou recursos essenciais para a realização eficaz do seu trabalho configura uma prática de sabotagem. Essa situação pode ser vista quando pedem para que você faça algo, mas não explicam e nem te dão as ferramentas ou caminho para executar determinada atividade.
6. Comportamento passivo agressivo
Essa é uma situação em que acontece quando colegas de trabalho ou seu chefe, revira os olhos ao falar com você ou quando você vai falar com eles, zombarias, comentários sarcásticos, geralmente estes sinais são indicativos de hostilidade, tenha cuidado com essa situação.
7. Gaslighting
Gaslighting é uma estratégia de manipulação, onde uma pessoa busca fazer com que você duvide de sua própria realidade e percepções. Quando alguém critica você, é provável que negue ou invalide seus sentimentos e a sua versão dos acontecimentos, dessa forma você terá dúvidas sobre o que está fazendo ou pensando, apenas com o objetivo de te deixar confuso sobre os seus valores.
Como lidar com essa situação?
Infelizmente, a sabotagem no ambiente de trabalho é uma situação muito comum, que prejudica absurdamente o trabalhador, principalmente com relação a sua saúde mental. Diante desse cenário, é muito importante manter a objetividade ao suspeitar de sabotagem, evitando conclusões precipitadas e avaliando a situação de forma racional.
Uma ferramenta muito útil é manter um registro documentado incidentes suspeitos, proporcionando uma análise mais aprofundada e uma base sólida para futuras discussões. Além disso, buscar feedback construtivo de colegas confiáveis pode oferecer uma perspectiva externa sobre desempenho e comportamento.
Caso você opte por abordar as preocupações diretamente com a pessoa envolvida, é essencial escolher um ambiente privado e não confrontacional para a conversa. Recomenda-se evitar acusações diretas de sabotagem, optando por questionar se houve algum comportamento incômodo.
Caso a resolução se torne difícil, a mediação de uma terceira pessoa neutra na história, como um gestor experiente ou representante de RH, pode ser considerada. Manter o profissionalismo e focar no autoaperfeiçoamento são estratégias valiosas para enfrentar esse tipo de situação desafiadora, promovendo o crescimento profissional e preservando o bem-estar físico e mental.
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