Diabetes: conheça as causas e como é feito o tratamento
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos
O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
O tipo mais comum de diabetes é o mellitus que pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos diferentes. Independente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento.
Conheça algumas causas que podem favorecer o surgimento da doença
Má alimentação: O consumo excessivo de alimentos açucarados e industrializados, bem como a falta de exercício físico, são as principais causas da diabetes.
Genética: A genética desempenha um papel determinante na probabilidade de desenvolver algum tipo de diabetes.
Estilo de vida sedentário: A falta de atividade física pode aumentar o risco de desenvolver diabetes.
Sobrepeso ou obesidade: Estes são fatores de risco significativos para o desenvolvimento de diabetes.
Distúrbios hormonais: Condições que afetam a produção de hormônios, como a diabetes gestacional, podem levar ao desenvolvimento de diabetes.
Doenças do pâncreas: Certas doenças do pâncreas podem aumentar o risco de desenvolver diabetes.
Tipos da doença
Segundo o Ministério da Saúde, existem dois tipos da doença. Tipo 1 e 2. O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue.
O tratamento exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue. A causa do diabetes tipo 1 ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).
O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.
Neste caso, é essencial manter acompanhamento médico para tratar, também, dessas outras doenças, que podem aparecer junto com o diabetes. Cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil têm esse tipo.
Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA): Atinge basicamente os adultos e representa um agravamento do diabetes tipo 2. Caracteriza-se, basicamente, no desenvolvimento de um processo autoimune do organismo, que começa a atacar as células do pâncreas.
Sintomas – tipo 1
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito.
Leia também | Hipocondríaco: Conheça o transtorno de ansiedade de doença
Sintomas – tipo 2
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Formigamento nos pés e mãos;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Visão embaçada.
As pessoas diagnosticadas com Diabetes Mellitus (DM) e tenha na família parentes próximos que tiveram a doença, devem:
- manter o peso normal;
- não fumar;
- controlar a pressão arterial;
- evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas;
- praticar atividade física regular.
Fique Ligado: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Comentários estão fechados.