7 empregos que ainda não existem mas serão comuns até 2030
O mercado de trabalho está prestes a mudar e, muitas profissões que serão comuns até 2030, ainda não existem ou estão começando agora
O que o futuro nos reserva? Essa é uma pergunta que, se tivesse uma resposta clara, poderia mudar o rumo de nossas vidas e do mundo como um todo. Apesar de não ser possível prever com exatidão o que nos espera lá na frente, tendências atuais, seja de comportamento, consumo, quanto ainda as novas exigências do mercado de trabalho, nos ajudam a prever o que está por vir.
Segundo relatório publicado pela Dell e do Institute For The Future, 85% dos empregos que existirão em 2030 ainda não foram inventados. Apesar de estarmos próximos de 2030, para os próximos anos são esperadas as maiores mudanças no mercado de trabalho, isso graças à automação e à Inteligência Artificial que se tornou tão popular no último ano.
Para se ter uma ideia, várias empresas, como, por exemplo, a IBM anunciou no ano passado que estava substituindo quase 8 mil empregos por uma nova Inteligência Artificial, o que deixa claro que, em pouco tempo, essa nova tecnologia impactará sem precedentes o mercado de trabalho.
Segundo análises de diversos profissionais de setores de Recursos Humanos e especialistas no mercado de trabalho, existem algumas tendências das quais é possível prever com mais exatidão quais serão algumas das profissões que estão por vir em diversos setores, sendo elas:
1. Engenheiro especializado em IA
Este cargo, embora já existente merece ser mencionado, isso devido a rápida adoção da IA generativa em diversos setores. Originalmente concentrado em empresas de tecnologia, agora expande-se para áreas como segurança e saúde, com demanda e salários extremamente altos.
2. Gerente de interação homem máquina
Com a IA se tornando parte essencial do mercado de trabalho, esse gestor ficará responsável por assegurar a harmonia entre colaboradores humanos e inteligências artificiais, garantindo produtividade e eficiência na colaboração entre ambos para um trabalho bem feito e sem erros.
Leia também | 12 profissões ideais para quem não sabe o que quer da vida
3. Especialista em ética de IA
Antes restrito a empresas de tecnologia e pesquisa, esse profissional está se tornando essencial em variados campos que utilizam IA, assegurando que o uso da tecnologia respeite os princípios éticos, especialmente em situações que afetam diretamente o bem-estar humano.
4. Terapeuta de desintoxicação digital
A terapia virtual popularizou-se na pandemia, e a desintoxicação digital está emergindo como uma especialidade terapêutica, respondendo ao aumento do uso de tecnologia e suas consequências na saúde mental das pessoas.
5. Designer de cidades inteligentes
No futuro, o planejamento urbano pode evoluir para o design de cidades inteligentes, onde a infraestrutura é criada considerando o uso integrado de IA e tecnologia no dia a dia, envolvendo a colaboração multidisciplinar para tornar as cidades mais acessíveis e sustentáveis.
6. Designer de personalidade de IA
Esses criativos estão por trás das personalidades de assistentes virtuais como Siri e Alexa. Com a expansão da IA, a demanda por esses profissionais deve crescer, tanto para empresas que desejam engajar clientes quanto para indivíduos interessados em criar avatares digitais personalizados.
7. Engenheiro de IA em biotecnologia
A aplicação da IA na área da saúde, como na identificação de doenças genéticas é um fato que já deve estar próximo de se tornar realidade, criando oportunidades para profissionais com conhecimentos em machine learning e biologia, impulsionando avanços científicos na área.
A próxima década do mercado de trabalho
Nos próximos anos, devemos estar prontos para um mundo do trabalho que vai mudar radicalmente. Nossos empregos, assim como os das pessoas que lideramos, poderão mudar drasticamente ou desaparecer rapidamente, enquanto novos surgem do nada.
A Inteligência Artificial (IA) está transformando o presente e o futuro do trabalho. De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, a IA já é a terceira maior prioridade em estratégias de treinamento corporativo e a principal prioridade para grandes empresas, com mais de 50.000 funcionários.
Líderes de todas as áreas precisam começar a planejar como vão preparar e reciclar seus colaboradores para enfrentar essas mudanças. O que até seis meses atrás podia parecer coisa de ficção científica, hoje é uma realidade com a qual precisamos lidar.
Comentários estão fechados.