10 empregos populares nos anos 90 e 2000 que não existem mais
Muitas vezes não nos damos conta como o mundo muda, a exemplo disso temos o mercado de trabalho e profissões que vão se moldando com o tempo
O mundo está mudando muito rápido, muitas vezes nem percebemos como as coisas estão evoluindo, seja na nossa vida cotidiana, como até mesmo no mercado de trabalho. Isso porque, até mesmo muitas profissões comuns nos anos 90 e 2000, hoje em dia simplesmente não existem mais.
Existem vários motivos que podem explicar porque muitas profissões comuns até pouco tempo atrás não existem mais, contudo, não há como negar, que as maiores interferências para isso foram duas: a tecnologia e a internet.
Os avanços tecnológicos e o surgimento da internet, foram fundamentais para modificar profundamente o mercado de trabalho, pare para pensar, até poucos anos atrás, para falar com outra pessoa em outro lugar, era preciso escrever uma carta e mandar pelos correios.
Hoje em dia, basta adicionar o número de contato da pessoa e mandar uma mensagem instantânea pelo WhatsApp. De fato, o mundo mudou, e para você se inteirar dessa mudança, confira a seguir, 10 profissões tão comuns até o final dos anos 90 e início dos anos 2000 que hoje em dia simplesmente não existem mais.
Leia também | 6 mudanças no futuro do trabalho que nossos filhos vão viver
Empregos populares até poucos anos atrás
A evolução tecnológica e as mudanças no mercado de trabalho nas últimas décadas levaram ao desaparecimento ou à transformação radical de várias profissões. Aqui estão dez profissões que eram comuns nos anos 90 mas que, hoje, praticamente não existem ou foram substancialmente diminuídas em número e relevância, devido à digitalização, automação e mudanças culturais:
1. Operador de telex
O telex era um meio de comunicação muito usado em ambientes corporativos para enviar mensagens escritas através de uma rede de teleimpressores. Com o avanço do e-mail e outras formas de comunicação digital, essa profissão desapareceu.
2. Atendente de videolocadora
As videolocadoras eram estabelecimentos onde as pessoas alugavam filmes em VHS e, posteriormente, DVD. Com a chegada dos serviços de streaming de vídeo, como Netflix e Amazon Prime, esses estabelecimentos praticamente desapareceram.
3. Revelador de fotos
A revelação de fotos era um processo necessário para transformar os negativos de filmes fotográficos em imagens visíveis. Com a popularização das câmeras digitais e dos smartphones, a necessidade desse serviço caiu drasticamente.
4. Datilógrafo
Profissionais que escreviam cartas, documentos e outros textos em máquinas de escrever. O uso de computadores e processadores de texto tornou essa profissão obsoleta.
5. Operador de pager
Pagers ou bipers eram dispositivos de comunicação unidirecional muito usados para enviar mensagens curtas de texto. Foram substituídos pelos telefones celulares e smartphones.
6. Copista
Profissionais especializados em copiar documentos à mão ou usando máquinas de copiar menos avançadas. A digitalização de documentos e impressoras multifuncionais tornaram essa profissão desnecessária.
7. Operador de vídeo cassete profissional
Operadores especializados em equipamentos de vídeo para edição e reprodução em VHS, especialmente em ambientes de produção de vídeo. A transição para o digital eliminou a necessidade dessa habilidade específica.
8. Montador de Fotolito
Fotolitos eram usados no processo de impressão gráfica, uma etapa muito importante na preparação de materiais para serem impressos. Com a chegada da impressão digital direta, a profissão se tornou obsoleta.
9. Operador de orelhão
Os orelhões, famosas cabines telefônicas públicas eram comuns antes da era dos celulares. Operadores muitas vezes supervisionavam o uso, vendiam fichas ou cartões e auxiliavam na realização de ligações. Com a universalização dos celulares, essas cabines e seus operadores desapareceram.
10. Transcritor de fitas
Transcritores convertiam gravações de áudio, como entrevistas e notas, em texto. Embora a transcrição ainda exista, softwares de reconhecimento de voz e o fácil acesso a tecnologias de gravação digital reduziram drasticamente a demanda por transcritores manuais.
Comentários estão fechados.