Prova de vida volta ser obrigatória, saiba quando realizar
Não perca seu benefício, por não realizar a prova de vida do INSS que voltou a ser obrigatória, saiba quando você deve realizá-la em 2022.
A prova de vida voltou a ser obrigatória aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social em 2022.
É muito importante que os beneficiários não deixem de realizar a prova de vida de 2022, pois pode levar ao bloqueio do benefício.
Prova vida volta a ser obrigatória
A prova de vida é um procedimento que deve ser realizado por aposentados e pensionistas do INSS, no entanto, devido à pandemia do (Covid-19).
No entanto, agora, ela volta a ser obrigatória e caso o segurado deixe de realizá-la, poderá ter seu benefício suspenso junto ao Instituto a partir de julho de 2022.
Lembrando que agora a prova de vida do INSS deve ser realizada no mês de aniversário do titular recebedor do benefício.
Segundo informações do INSS, cerca 36 milhões de beneficiários devem realizar este procedimento anualmente.
Como é realizada a prova de vida?
A prova de vida do INSS, pode ser realizada no banco onde o beneficiário tem seu pagamento recebido, e a diversas maneiras de realizar o procedimento, como:
- Nos caixas eletrônicos com o uso da biometria;
- Nas agências bancárias;
- Nos aplicativos das instituições financeiras;
- Quem tem a biometria facial registrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode fazer a prova de vida no aplicativo Meu INSS;
- Visita a domicílio no caso de idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção, onde o agendamento pode ser realizado pelo telefone 135 ou pelo aplicativo. .
Lembrando novamente que a partir de julho de 2022, se o segurado não realizar a comprovação de vida no mês de aniversário, os créditos mensais da segunda e da terceira competências subsequentes serão encaminhados à rede pagadora com marca de bloqueio, inclusive para aqueles com mês de aniversário de janeiro a junho de 2022.
Calendário da Prova de Vida
Como a prova de vida é essencial para que o INSS possui o entendimento de que o beneficiário se encontra vivo, é muito importante realizá-la, por isso não perca os prazos, confira o calendário abaixo:
- Vencimento em dezembro de 2020: prazo final em fevereiro de 2022
- Vencimento em janeiro de 2021 a junho de 2021: prazo final em março de 2022
- Vencimento em julho de 2021 a agosto de 2021: prazo final em abril de 2022
- Vencimento em setembro de 2021 a outubro de 2021: prazo final em maio de 2022
- Vencimento em novembro de 2021 a dezembro de 2021: prazo final junho de 2022.
Segundo informações até agora este é o novo calendário, lembrando que alguma outra alteração pode ocorrer por parte do INSS.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.