Conheça quais são os testes de dengue e quando deve ser feito
Vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito que costuma picar durante o dia (no início da manhã ou no final da tarde)
Com o aumento nos casos de dengue a procura por testes no Brasil cresce tanto nas farmácias quanto em laboratórios. Já passa de 30 o número de mortos por dengue em todo o estado do Rio de Janeiro, com mais de 117 mil casos registrados. Essa é a sexta epidemia da doença em 40 anos. No Brasil, existem três tipos de testes disponíveis para diagnosticar a dengue.
Vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito que costuma picar durante o dia (no início da manhã ou no final da tarde) e se multiplica em locais onde tem água parada.
Ele vive dentro das casas e ao redor de residências, como em quintais e calçadas, por isso os cuidados precisam ser contínuos.
- Não facilite: utilizar telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;
- remover recipientes com água parada, onde o mosquito deposita os ovos e se reproduz, como bandejas de ar-condicionado, calhas, pratos de vasos de plantas;
- vedar reservatórios e caixas de água;
- desentupir calhas, lajes e ralos;
- manter os ambientes livres de lixo e ter cuidado ao guardar materiais como garrafas, pneus, e até vasos sanitários sem uso;
- participar na fiscalização das ações de prevenção e controle da dengue executadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia também | Chupeta: você deve deixar seu filho usar?
Testes de dengue
Teste de Antígeno NS1
Teste de Antígeno NS1 pode ser realizado nos primeiros dias da infecção (até o 5º dia), quando o vírus está se replicando ativamente no organismo, permitindo um diagnóstico precoce da doença. Tem como alvo uma proteína específica do vírus da dengue, a NS1, que está presente nos 4 sorotipos da dengue.
Teste rápido na farmácia ou laboratório/unidade de saúde: Realizado via picada no dedo para coletar uma gota de sangue.
Teste laboratorial: Realizado via coleta de sangue. No caso do teste rápido, vai depender do local onde o exame foi feito. Pode sair entre 15 e 30 minutos. Em laboratórios, pode levar de uma a duas horas.
Sorologia
A sorologia deve ser feita após o 6º dia de sintomas. Ele detecta os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico do paciente em resposta à infecção.
Teste rápido na farmácia ou laboratório/unidade de saúde. Realizado via picada no dedo para coletar uma gota de sangue.
Teste laboratorial: Realizado via coleta de sangue.
RT-PCR
RT-PCR é recomendado quando há suspeita de dengue e outros vírus transmitidos pelo Aedes aegypti (como Zika e Chikungunya). Ele detecta o material genético do vírus. O teste pode ser realizado em laboratórios. O resultado pode levar algumas horas.
Fique atento: a escolha do teste vai depender do momento da infecção e dos sintomas. Caso a pessoa tenha suspeita de dengue, deve procurar um profissional de saúde para avaliação adequada.
Comentários estão fechados.