7 maneiras de parecer inteligente em uma conversa
Muito provavelmente você se sentiu como o menos inteligente em uma conversa, mas existem truques para reverter essa situação
Muito provavelmente você já passou por um momento, seja em uma reunião de trabalho, reunião social, com os amigos, familiares ou conhecidos, do qual, durante uma conversa, você sentiu que não tinha nada de útil para contribuir, e nada de inteligente para falar.
Se você já passou ou passa por isso, saiba que não é o único, essa é uma situação muito mais comum do que se imagina. O que podemos te dar de boa notícia é que, você não precisa ser uma pessoa com grande currículo e formação acadêmica, ou um grande orador, para conseguir parecer confiante e inteligente em uma conversa.
A verdade é que, dominar uma conversa é uma habilidade que pode ser completamente aprendida, e o melhor, não é preciso se aprofundar em longos estudos para dominar isso. A seguir, vamos te apresentar alguns truques super simples, mas extremamente eficientes que vão fazer com que você domine uma conversa e pareça muito mais inteligente.
1. Adote uma postura confiante e aberta
A maneira como você se posiciona fisicamente tem um grande impacto não só na forma como os outros o percebem, mas também em como você se sente. Uma postura ereta, com os ombros relaxados e o queixo levemente elevado, projeta confiança e abertura. Evite cruzar os braços ou inclinar-se demasiadamente, pois isso pode transmitir fechamento ou desinteresse. Manter um contato visual equilibrado também ajuda a reforçar sua presença e engajamento na conversa.
2. Ouça mais
Em vez de planejar sua próxima fala enquanto a outra pessoa está falando, foque em realmente ouvir o que está sendo dito. Escute o que a outra pessoa tem a dizer, prestar atenção, faça perguntas de acompanhamento, e demonstre que está entendendo. Isso não só vai ajudá-lo a absorver melhor a informação, mas também mostrará respeito pelo ponto de vista do interlocutor. Além disso, responder com insights ou perguntas pertinentes, baseados no que foi dito, pode enriquecer significativamente a conversa.
Leia também | 7 maneiras de parecer confiante mesmo se sentindo inseguro
3. Reduza palavras de preenchimento
Minimize o uso de palavras de preenchimento: Palavras como “uh”, “hmm”, “tipo”, entre outras, são comuns, mas podem distrair e até mesmo diminuir a clareza da sua mensagem. Trabalhe para eliminá-las do seu discurso, fazendo pausas conscientes para pensar. Isso não só torna sua fala mais fluente, mas também dá a impressão de que você está ponderando cuidadosamente suas palavras, o que é associado a inteligência.
4. Use uma terminologia simples
Embora possa ser tentador usar vocabulário complexo para impressionar, a verdadeira habilidade está em tornar o complexo acessível. Explique ideias complicadas usando termos simples e claros. Isso não só facilita a compreensão da outra pessoa, mas também demonstra seu conhecimento sobre o assunto, uma vez que você é capaz de traduzi-lo para conceitos mais fáceis de compreender.
5. Não tenha medo de não saber
Tentar fingir conhecimento pode levar a momentos embaraçosos ou desinformação. É perfeitamente aceitável não saber algo. Ser honesto sobre seu desconhecimento durante uma conversa mostra humildade e abertura para aprender. Fazer perguntas mostra que você está curioso e disposto para entender novos conceitos, além da outra pessoa se sentir valorizada por você querer aprender algo com ela, uma característica frequentemente associadas à inteligência.
6. Pare de controlar a maneira como fala
Pare de tentar controlar a maneira como fala para tentar parecer mais inteligente, domine o que você sabe. Além de evitar o uso excessivo de jargão e termos técnicos, é importante focar na clareza da mensagem que você quer passar. Isso inclui estruturar suas ideias de forma lógica e coerente, facilitando o acompanhamento e compreensão por parte do interlocutor. A capacidade de explicar ideias complexas de forma compreensível e atraente é um sinal de domínio do assunto.
7. Varie sua entonação
Uma voz monótona pode rapidamente desengajar seu ouvinte, independentemente do conteúdo da conversa. Ao enfatizar palavras-chave e variar o ritmo e a tonalidade da sua voz, você mantém a atenção do ouvinte e adiciona ênfase às partes mais importantes da sua mensagem. Isso não só torna a conversa mais dinâmica e interessante, mas também ajuda a reforçar seus pontos-chave.
Comentários estão fechados.