Parar de fumar: Quanto tempo ficar sem cigarro para sair do vício?
Entenda quanto tempo é preciso ficar sem fumar para se livrar do vício do cigarro. Tire as suas dúvidas sobre o tabagismo.
Milhões de pessoas querem parar de fumar, mas não conseguem, porém, resistir um pouco pode te ajudar a tirar os resquícios desta droga do seu corpo. Afinal, quanto tempo é preciso ficar sem fumar para se livrar do vício?
O cigarro mata, anualmente, mais de 8 milhões de pessoas no mundo todo: 7 milhões de fumantes diretos e 1,3 milhão de fumantes passivos (pessoas que ficam constantemente expostos à fumaça).
Confira nos próximos tópicos quanto tempo é preciso ficar sem nicotina para parar de fumar e se livrar do tabagismo.
Um assassino socialmente aceito
Atualmente vemos uma rejeição maior ao cigarro, mas o tabagismo é um vício muito presente na sociedade, matando, de maneira silenciosa, milhões de pessoas todos os anos no planeta, que não conseguem parar de fumar.
O vício no cigarro chega a alcançar bilhões de pessoas no mundo todo. Segundo uma matéria publicada pelo G1 em julho de 2023, o mundo tem aproximadamente 1,3 bilhão de fumantes, 80% deles se concentram em países de média e baixa renda.
Fazer a sociedade parar de fumar pode ajudar a economia, veja: o vício no cigarro prejudica a economia global, com aproximadamente US$ 1,4 trilhões gastos em custos de saúde para o tratamento de doenças causadas pelo uso constante da nicotina e a perda de capital humano devido a doenças e mortes atribuíveis ao tabaco.
Leia+: 10 doenças causadas pelo uso prolongado do cigarro
Quanto tempo é preciso parar de fumar para se livrar do vício?
Quando alguém fica 48 horas sem fumar, a nicotina já não está mais presente em seu organismo. Entretanto, os efeitos do tabagismo permanecem por muito tempo.
Assim que você decide parar de fumar, os efeitos positivos para sua saúde são quase imediatos:
“Em apenas 20 minutos após parar, a frequência cardíaca cai. Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal. Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante. Além disso, em 15 anos, o risco de doença cardíaca é igual ao de um não fumante”, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde.
Quanto tempo é preciso ficar sem cigarro para conseguir parar de fumar?
Normalmente, após 3 meses sem fumar, o paciente pode se considerar livre do vício (realizando o tratamento adequado):
“Depende do grau de ansiedade que a cessação do tabagismo gera na fumante. Em média o tratamento inclui pelo menos 3 meses de duração e os resultados variam de pessoa a pessoa”, afirma o Dr. Domenico Capone, Professor Associado de Pneumologia da UERJ e Médico Radiologista do HUCFF e IDT da UFRJ.
Comentários estão fechados.