9 coisas incríveis sobre o Brasil que nem os brasileiros sabem
O Brasil possuí tanta história e tanta coisa acontecendo, que muitos fatos marcantes são desconhecidos pela maioria dos brasileiros
O Brasil é um país fora da curva, se de um lado vivemos em um dos países mais ricos do mundo, não só economicamente, mas também com relação às riquezas naturais, de outro lado, vemos um país dividido, que poderia oferecer mais qualidade de vida para sua população, com altos índices globais de violência, entre outras questões.
Contudo, mesmo diante dos fatos mais conhecidos do nosso país, seja pelo lado positivo ou negativo, existem diversas questões super interessantes e importantes da nossa nação, dos quais, a maioria dos brasileiros acaba não conhecendo.
É importante lembrar que o nosso país é o quinto maior país em extensão territorial, além de ser o sexto país mais populoso do mundo e o segundo do continente americano, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), dessa maneira, é natural que não saibamos de muitas coisas do nosso país devido a sua grandiosidade.
Mas, para te mostrar como nosso país é realmente fora da curva, decidimos te trazer alguns fatos extremamente curiosos sobre o nosso país, do qual a maioria dos brasileiros não sabe e que, vale muito a pena saber, não só para matar a curiosidade, mas para compreendermos melhor as peculiaridades do nosso Brasilzão.
Leia também | Conheça as 20 maiores e mais valiosas empresas do Brasil
1. Brasil possuí 14 das cidades mais violentas do mundo
Segundo dados da World Population Review, das 50 cidades mais perigosas do mundo, 14 delas são do Brasil. Para definir quais são as cidades mais violentas do mundo, o ranking determina o número de homicídios por cada 100 mil habitantes. Sendo as cidades brasileiras mais perigosas do mundo:
- Natal: com uma taxa de homicídios de 74,67 para cada 100 mil habitantes
- Fortaleza: com uma taxa de homicídios de 69,15 para cada 100 mil habitantes
- Belém: com uma taxa de homicídios de 65,31 para cada 100 mil habitantes
- Feira de Santana: com uma taxa de homicídios de 63,29 para cada 100 mil habitantes
- Maceió: com uma taxa de homicídios de 51,46 para cada 100 mil habitantes
- Vitória da Conquista: com uma taxa de homicídios de 50,75 para cada 100 mil habitantes
- Aracaju: com uma taxa de homicídios de 48,77 para cada 100 mil habitantes
- Salvador: com uma taxa de homicídios de 47,23 para cada 100 mil habitantes
- Macapá: com uma taxa de homicídios de 47,20 para cada 100 mil habitantes
- Campos dos Goytacazes: com uma taxa de homicídios de 46,28 para cada 100 mil habitantes
- Manaus: com uma taxa de homicídios de 44,00 para cada 100 mil habitantes
- Recife: com uma taxa de homicídios de 43,72 para cada 100 mil habitantes
- João Pessoa: com uma taxa de homicídios de 41,36 para cada 100 mil habitantes
- Teresina: com uma taxa de homicídios de 37,61 para cada 100 mil habitantes.
2. Não existem montanhas no Brasil
Sim, é verdade, não existem montanhas no nosso país, o motivo é porque os planaltos são as formas de relevo predominantes do Brasil. É totalmente possível identificar serras e picos elevados, como é o caso do Pico da Neblina que possuí 2.995,3 metros, contudo, montanhas de fato não existem no Brasil.
3. Maior comunidade japonesa fora do Japão fica no Brasil
Segundo o embaixador Alfredo Camargo, o Brasil possui a maior comunidade japonesa fora do Japão, sendo mais de 2 milhões de nipo-brasileiros. Somente no estado de São Paulo, moram mais de 1 milhão de japoneses.
4. Ler livros reduz a pena de detentos
Essa é uma questão um tanto quanto diferente, mas em prisões federais, é totalmente possível que os detentos reduzam suas penas lendo livros. Na verdade, é a leitura é uma das três atividades educacionais consideradas para cálculo de remição. As outras duas estão ligadas a educação regular e práticas educativas não-escolares.
Com o objetivo de estimular o interesse pela leitura, o detento recebe uma redução de quatro dias na sua pena para cada livro que lê, até no máximo 48 dias por ano.
5. Único país com etanol à venda em todos os postos
Pois é, o Brasil é o único país do mundo que o etanol é oferecido em todos os postos que vendem gasolina. Isso porque, a tecnologia dos veículos Flex Fuel é do Brasil, sendo então o país que mais utiliza o etanol em veículos.
6. Maior população católica do mundo
O catolicismo faz parte da cultura portuguesa, logo, devido ao período colonial, o Brasil acabou herdando a influência do catolicismo, tornando o Brasil, o país mais católico do mundo, com cerca de 123 milhões de pessoas. O segundo país mais católico é o México com 96,4 milhões de fiéis.
7. Existem 180 línguas faladas no Brasil
Muito embora o português seja a língua oficial do nosso país, com a vasta maioria das pessoas falando o português, existem 180 línguas diferentes em nosso país, contudo, apenas 11 delas são faladas por pouco mais de 5 mil pessoas.
As línguas mais faladas no Brasil além do português são: alemão, com surpreendentes 1,9% da população sendo fluente no idioma, o que a torna a segunda língua mais falada do Brasil, seguido pelo italiano, japonês, línguas indígenas, espanhol e inglês.
8. País com quatro fusos horários
O Brasil é um dos poucos países do mundo que possuí quatro fusos horários diferentes, sendo o horário padrão o de Brasília (UTC-3) que atinge a maior parte do Brasil, o horário do Amazonas (UTC-4), horário do Acre (UTC-5) e o horário de Fernando de Noronha (UTC-2).
9. Rio de Janeiro já foi a capital de Portugal
Pois é, apesar de parecer algo impossível, durante o período colonial no Brasil, especificamente no ano de 1763, o Rio de Janeiro acabou se tornando a capital de Portugal, tornando-se a primeira e única capital europeia que não ficava em território europeu.
Comentários estão fechados.