7 animais exóticos que as pessoas podem ter em casa
Existem algumas espécies de animais extremamente exóticos, dos quais as pessoas podem ter em casa como pet de estimação
Quando se pensa em um animal de estimação, normalmente pensamos em cães, gatos, peixe, certo? Mas e se te falarmos que existem alguns animais exóticos que também são permitidos para se ter em casa, dos quais, as pessoas nem imaginam? Pois é, mas lembrando que, para alguns é necessário receber uma autorização do IBAMA.
Como o nosso país possuí uma diversidade incríveis de animais, existem pessoas que acabam optando por ter um animal de estimação, onde, ao invés de chegar em casa e escutar um latido ou mesmo um miado, preferem alguns animais um tanto quanto exóticos.
Se você pensa em ter um pet em sua casa, mas pensa em um animal diferente dos que vemos na maioria das casas, nós vamos te falar sobre 9 animais exóticos que são possíveis criar em casa, mas lembrando que, é preciso conhecer as regras e leis específicas para algumas espécies mais exóticas.
Mas, de antemão, saiba que é totalmente possível ter um animal de estimação fora do comum dentro da sua própria casa ou apartamento. A seguir, vamos te mostrar alguns deles, mas lembre-se, caso se interesse, é importante conhecer as regras específicas, assim como procurar criadores legalizados.
Leia também | 10 maiores animais da Amazônia
Regras para se ter um animal exótico em casa
Antes de te mostrarmos os animais que você pode ter em casa, primeiro é preciso esclarecer que não é tão fácil adotar um animal exótico como é adotar um cão ou gato. Isso porque, para ter um animal silvestre e exótico em sua casa é preciso que você passe por uma série de procedimentos.
Lembrando que, desde 1989, o IBAMA, em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente de cada cidade, atuam em conjunto na fiscalização e monitoramento das leis ambientes. Logo, se você se interessar por um animal exótico, você deve seguir algumas orientações específicas.
O primeiro passo é verificar as regulamentações locais sobre a adoção de animais exóticos. Estar ciente de que para estar de acordo com a legislação é necessário procurar um criador devidamente regularizado e autorizado pelo IBAMA.
Será preciso garantir que o animal em questão foi adquirido conforme legislação e ética, além de, claro, regularizar a documentação da espécie que incluí o registro de compra, certificados e outros documentos que podem ser necessários.
Segundo dados da World Wide Fund for Nature (WWF), o mercado ilegal de animais trafica números impressionantes de mais de R$ 100 bilhões por ano no mundo. No Brasil existe a Lei Federal 9.605/98 a Lei dos Crimes Ambientais, que defendem os direitos dos animais contra o mercado ilegal, maus-tratos ou mesmo a caça ilegal.
Animais exóticos que se pode ter em casa
Agora que você entende que pode haver legislações e regras específicas para adotar animais exóticos, a seguir, vamos te mostrar alguns dos animais mais diferentes que é possível ter em casa. Confira!
Tarântula
Diferente do que muitas pessoas pensam, a tarântula é um animal que não oferece risco algum aos seres humanos. Apesar de não oferecer risco aos humanos, seu veneno consegue matar algumas espécies de mamíferos, logo, é preciso ficar atento se tiver outros animais em sua casa.
Sagui
Um animal exótico que aos poucos tem se tornado popular é o sagui, um macaquinho brincalhão e cheio de energia. Para quem deseja comprar um sagui, é preciso procurar um criadouro devidamente autorizado pelo IBAMA.
Lembrando que, para quem quer ter um sagui em casa, é preciso tomar cuidado com a alimentação, isso porque, além de bananas, o sagui também precisa ter rações nutritivas especificas para manter a saúde em dia.
Jabuti
Os jabutis são animais totalmente terrestres, e é um animal muito ativo, apesar de ser conhecido por sua lentidão, podendo caminhar durante horas no mesmo dia. O legal é que essa espécie vive em média 80 anos, ou seja, poderá ser seu companheiro por toda a vida. Lembrando que, a única opção para comprar um jabuti é através de um criadouro registrado no Ibama.
Coruja
Pouca gente sabe, mas é possível adotar uma coruja, que, além de ser um animal extremamente misterioso, é também um animal extremamente companheiro. Contudo, é importante esclarecer que algumas espécies podem ser mais difíceis de serem domesticadas, assim, consulte o processo de domesticação da espécie do seu interesse.
Se estiver na dúvida, algumas das corujas que podem se ter em casa são: coruja buraqueira, coruja orelhuda, coruja suindara. Além disso, para ter uma coruja em casa, é preciso ter o cadastramento no SISPASS, ser maior e idade, e ter um o Cadastro Federal de Tecnologia (CTF).
Jiboia
Mais um animal diferente e que não oferece risco algum aos seres humanos e se pode ter em casa é a jiboia. Isso porque, a jiboia é uma serpente não venenosa. Mas, ainda, sim, e um animal carnívoro, ou seja, o tutor deve tomar muito cuidado com sua alimentação, principalmente porque a refeição delas envolve pequenos roedores.
Iguana
A iguana é uma excelente opção de animal de estimação, são extremamente calmos e passam a maior parte do tempo em seu território. Quem pensar em adquirir uma precisa ficar atento para criar um ambiente que imite seu ambiente natural.
Outra coisa que torna simples cuidar de uma iguana é sua alimentação, haja visto que elas comem frutas, verduras e legumes, ou seja, baixíssima dificuldade de cuidar deste animal. Mas lembre-se, é preciso socializá-la com outras pessoas, para que ela não se estresse com visitas em casa.
Miniporco
Excelentes alternativas para cães e gatos são os miniporcos, ou minipigs como também são conhecidos. São super brincalhões, sociáveis e dóceis e, ao contrário do que muita gente pensa, os miniporcos são super limpos e não exalam mau cheiro.
Comentários estão fechados.