Vacina contra a paralisia infantil: para que serve, quando tomar e doses
A vacina da poliomielite, também conhecida como vacina contra a paralisia infantil, é uma das maiores conquistas da medicina moderna
A vacina da poliomielite, também conhecida como vacina contra a paralisia infantil, é uma das maiores conquistas da medicina moderna. Ela tem sido uma aliada incansável na luta contra a poliomielite, uma doença viral que afeta principalmente crianças pequenas.
Iniciativa Global de Erradicação da Pólio trabalha incansavelmente para vacinar crianças em áreas de alto risco. Graças a esses esforços, a poliomielite está à beira da extinção.
Existem dois tipos de vacina contra a poliomielite, a VIP e a VOP, que protegem a criança contra 3 tipos diferentes do vírus que causam esta doença.
Vacinação no Brasil
Na segunda-feira (27), o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai acontecer até o dia 14 de junho. A meta é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo, que abrange cerca de 13 milhões de crianças menores de cinco anos. A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença.
A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, a partir do segundo semestre de 2024. Todos os estados e municípios receberão as normas e diretrizes dessa alteração.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.
No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).
Leia também | Corpus Christi: veja onde vai ser feriado nesta quinta-feira
Quando não tomar a vacina
A vacina contra a paralisia infantil não deve ser administrada em crianças com o sistema imunológico enfraquecido, causado por doenças como AIDS, câncer ou após transplante de órgãos, por exemplo.
Poliomielite
Poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um enterovírus de alta infectividade, chamado poliovírus (sorotipo I, II e III), cujo principal reservatório de infecção encontra-se no gastrointestinal dos seres humanos.
Existem dois tipos de pólio. A paralítica e a não paralítica, que pode levar à paralisia total ou parcial dos membros inferiores. Embora chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.
Comentários estão fechados.