Projeção revela qual será o PIB do Brasil em 2030, 2040 e 2050
Para as próximas décadas, existe uma expectativa muito grande que o Brasil se consolide como uma das mais importantes economias do mundo
O Brasil, embora viva um momento complexo de polarização política, além dos graves problemas de segurança pública, corrupção, desigualdade social, entre vários outros problemas, ainda sim é uma das maiores economias do mundo com um PIB atual de 2,7 trilhões de dólares, que deve continuar evoluindo nas próximas décadas.
Entre os anos de 2010 a 2014, o Brasil foi a sétima maior economia do mundo, tendo caído para 11º lugar em 2022, e atualmente está entre oitavo e nono lugar, disputando diretamente com a França, com um PIB extremamente similar ao brasileiro.
Para explicar resumidamente a importância do PIB (Produto Interno Bruto), saiba que ele é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Dessa forma, é o PIB quem determina a classificação economia de um país, tendo em vista que ele é uma espécie de termômetro do desempenho de uma nação.
É importante esclarecer também que, o Produto Interno Bruto, não se trata da riqueza de uma nação, tendo em vista que ele não corresponde ao Tesouro Nacional, que se trata do dinheiro total disponível em caixa do Governo Federal.
Leia também | 10 países que serão as maiores economias do mundo em 2030
PIB do Brasil em 2030, 2040 e 2050
Diversos estudos diferentes buscam compreender qual será o cenário para os próximos anos, por exemplo, um estudo da Insider Monkey utilizando dados do International Monetary Fund’s (Fundo Monetário Internacional), projetou qual deve ser o PIB dos países (inclusive o Brasil em 2030).
Outro estudo importante, realizado pela The Goldman Sachs Group, Inc. projetou qual deve ser o PIB dos principais países do mundo em 2040, assim como o relatório da PwC (PricewaterhouseCoopers), uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, projetou o PIB dos países para 2050.
Para chegar aos valores e estimativas mais próximas da realidade, ambos os estudos combinam métodos quantitativos, modelos econométricos, análise de dados históricos e considerações sobre eventos atuais e futuros para determinar suas projeções.
Com base no levantamento de cada uma dessas organizações, separamos aqui, as projeções do Produto Interno Bruto brasileiro para as próximas três décadas, assim como, a posição que o Brasil deve se encontrar em cada uma delas. Confira:
PIB do Brasil em 2030
Em 2030, o PIB brasileiro deve chegar aos 3,1 trilhões de dólares. Como maior economia da América Latina, existe uma expectativa de que reformas econômicas aconteçam para ampliar o desenvolvimento econômico do país. Além disso, investimentos em infraestrutura, especialmente em energia renovável e tecnologia, já são esperados para os próximos anos, o que deve impulsionar setores industriais e de serviços.
Além disso, o Brasil é um país que tem tudo para se beneficiar de um aumento na demanda global por commodities, especialmente se houver recuperação econômica nos próximos anos. Esses fatores, quando combinados a uma base demográfica que ainda é relativamente jovem, têm o potencial de aumentar o consumo interno, e consequentemente o PIB.
PIB do Brasil em 2040
Em 2040, existe uma expectativa de que o PIB brasileiro possa variar entre 3,5 a 4 trilhões de dólares. Em 2040, o Brasil deve continuar sendo uma economia promissora. Diversos estudos apontam que países emergentes como o Brasil, são os países que potencialmente terão os maiores crescimentos nas próximas décadas. O crescimento econômico nesta década pode ser impulsionado pela diversificação da economia brasileira, o que incluí o setor de agronegócios, mineração e energia limpa, além de claro, um mercado interno mais robusto.
PIB do Brasil em 2050
Em 2050 o PIB brasileiro pode chegar a incríveis 7,5 trilhões de dólares, consolidando o Brasil como a quinta maior economia do mundo, perdendo apenas para Indonésia, Estados Unidos, Índia e China, e ultrapassando grandes potências como Japão, Alemanha e a Rússia.
Com uma abundância de recursos naturais, e o posicionamento do país como uma gigante em diversos setores diferentes como, mineração, agricultura, manufatura, energia, além de ter um setor de serviços extremamente robusto que facilita o rápido crescimento, podem fazer com que o Brasil tenha um grande salto econômico nas próximas décadas.
Comentários estão fechados.