Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Desbloqueie o potencial do seu filho: 3 estratégias para aumentar o QI

Descobrir o QI dos filhos ajudam a escolher o caminho de aprendizado correto, tendo em mente os pontos fortes e fracos individuais da criança

O Quociente de Inteligência, popularmente conhecido como QI, é uma pontuação derivada de testes para medir as habilidades de pensamento, cognitivas e de raciocínio das pessoas, inclusive das crianças.

Apesar de muitas pessoas pensarem que o QI é algo estático, ou seja, que não pode ser alterado, a verdade é que existem diversas maneiras diferentes de desenvolver o QI, seja em uma pessoa adulta, ou mesmo em crianças.

Antes de passarmos para à questão de como aumentar o QI em crianças, um fato interessante é que, o cérebro de uma criança, atinge 90% do tamanho do cérebro de uma pessoa adulta, antes mesmo de entrar na fase do jardim de infância.

Contudo, conforme a criança vai se desenvolvendo, o cérebro continua a crescer, organizando-se e se reestruturando durante toda a fase da infância, assim como também, na fase adulta.

Como descobrir o QI do seu filho?

A verdade é que muitos pais ficam surpresos ao saber que é possível aumentar os níveis de QI dos filhos. Mas acaba faltando o conhecimento necessário sobre o primeiro, como descobrir qual é o QI dos seus filhos.

Existem muitos testes que auxiliam os pais a descobrirem o QI dos seus filhos, e mais importante do que isso, essas ferramentas ajudam a identificar se a criança é superdotada, lenta, atrasada, possuí dificuldades, entre outras questões.

Dessa maneira, medir o QI do filho, não se trata apenas de descobrir o quão inteligente o mesmo é, mas sim, ajuda a selecionar o melhor caminho de aprendizagem, evidenciando os pontos fortes e fracos da criança.

Existem alguns testes mais comuns usados em crianças, são eles:

  • Escala de inteligência Stanford Binet: Esse teste mede a deficiência intelectual e a inteligência, avaliando o conhecimento, o raciocínio e a memória.
  • Escala Wechsler de Inteligência para Pré-Escolar e Primária: Esse teste inclui subtestes como codificação, compreensão e raciocínio.
  • Teste de inteligência Kaufman: O teste decodifica as habilidades de processamento de informações e resolução de problemas.

Como aumentar o QI das crianças?

Entendendo um pouco mais sobre o QI, a importância de descobrir o nível de inteligência do seu filho, para que ele receba um aprendizado assertivo conforme suas características, vamos descobrir o que fazer para desenvolver o quociente de inteligência das crianças.

1. Jogos clássicos

Alguns jogos clássicos como palavras-cruzadas, quebra-cabeças, jogos de lógica, entre outros, são extremamente poderosos para estimular o cérebro das crianças. Experimente estes jogos em casa, para auxiliar o seu filho a expandir sua capacidade mental.

2. Leitura

Na infância, é fundamental que os pais estimulem a leitura para os filhos, você pode não só estimular a leitura, como também ajudá-los a resumir o que estão lendo. A verdade é que a leitura é um excelente estimulador cerebral, o que contribuí muito para o desenvolvimento do QI, principalmente nas crianças.

3. Estimulando a criatividade

Quanto mais os pais estimulam a criatividade dos seus filhos, quanto mais as crianças conseguem pensar fora da caixa, maior será os níveis de QI de uma criança. Explique para seu filho que ser criativo não significa estar certo ou errado o tempo todo. Trata-se apenas de ser original, levando a mente a um nível desconhecido.

Você pode estimular a criatividade das crianças com jogos como charadas reversas, lado artístico, como improvisação, mímica, pintura, entre outros.

Comentários estão fechados.