Fim da linha para trabalhadores: 7 empregos que vão acabar até 2030
O futuro do trabalho em um mercado em evolução será caracterizado por rápidos avanços tecnológicos, colocando em xeque muitos empregos
À medida que vamos avançando nesse século, a noção de carreiras estáveis e super duradouras está dando espaço para um paradigma mais dinâmico, caracterizado principalmente por mudanças nas tendências de emprego, assim como pelo inevitável desaparecimento de funções tradicionais.
Avanços extremamente importantes na nossa geração atual, como a automação dos processos e a inteligência artificial, tendem a mudar profundamente a relação entre as indústrias e os empregos que os seres humanos desempenham.
Dessa forma, na era da qual vivemos, para sobreviver, é necessário adaptação e aquisição de novas competências. Não há como negar, nos próximos anos, quem não procurar se capacitar, estará exporto a diversos problemas que podem ser evitados com a qualificação.
Logo, ao invés dos trabalhadores sucumbirem ao medo do que está por vir, a única certeza que temos é que, para enfrentar as mudanças e estar preparado para a transformação na indústria, é se adaptar para o futuro.
Leia também | As 15 profissões mais fáceis do Brasil para arrumar emprego
Empregos que devem acabar até 2030
Segundo o relatório da McKinsey sobre o impacto da IA no futuro do trabalho, as indústrias mais vulneráveis à disrupção, são aquelas que dependem de tarefas que podem ser automatizadas, que não dependem da subjetividade humana, ou seja, que são diretamente atingidas pela automação e inteligência artificial. Vamos dar uma olhada em algumas dos empregos:
1. Entrada e processamento de dados
Por muitos anos, as tarefas de entrada e processamento de dados foram extremamente importantes para o setor tecnológico. Contudo, os avanços da inteligência artificial e algoritmos de aprendizagem tornaram possível automatizar essas tarefas com mais eficiência e precisão do que qualquer equipe de seres humanos, o que, aos poucos, está acabando com a profissão.
2. Tester manual de software
Esse profissional era muito importante para o desenvolvimento de softwares, garantindo que os mesmos funcionem de acordo com aquilo que é planejado. Até pouco tempo atrás, era necessária uma pessoa, ou equipe para fazer vários testes. Contudo, agora, a IA pode ser capaz de realizar inúmeros testes automatizados, com mais eficiência e rapidez, colocando uma interrogação sobre o futuro deste profissional.
3. Funções de rotina de suporte ao cliente
Geralmente, as funções mais tradicionais de suporte ao cliente, trabalham principalmente com atividades repetitivas e fornecendo respostas padronizadas, contudo, esse tipo de função claramente por ser substituído por Chatbots avançados e equipados com recursos de processamento de linguagem natural, fazendo tudo, com mais velocidade e eficiência.
4. Telemarketing
Funções de telemarketing, estão sim a beira da extinção, principalmente a medida que chatbots baseados em IA e sistemas automatizados revolucionam o alcance com o cliente. Com uma profunda capacidade de envolver os clientes, gradualmente trabalhadores de telemarketing serão substituídos pela inteligência artificial.
5. Funções jurídicas administrativas
A automação dos processos digitais também impactará o funcionamento do sistema jurídico administrativo, principalmente porque com o refinamento da automação e digitalização, a inteligência artificial estará pronto para analisar e preparar e analisar milhares de documentos em segundos, colocando fim, a muitos empregos na área.
6. Vendedor externo
Embora a inteligência artificial não esteja preparada para se livrar completamente dos profissionais de venda, muito provavelmente ela deve assumir algumas responsabilidades tradicionalmente assumidas por vendedores.
Isso porque, a tecnologia de IA permite que as empresas registrem propostas de vendas, e consequentemente automatizem todo o processo de entrega, sempre que um potencial cliente atende o telefone, além da IA ter a capacidade de interagir com clientes, aumentando as taxas de conversão de vendas.
7. Trabalhadores de fast food
Talvez, nos próximos anos, possamos frequentar redes de fast food sem qualquer humano para nos atender, ou mesmo preparar nossos lanches. A verdade é que já é possível colocar totens de atendimento automático de pagamento (como já tem sido feito), além disso, como o preparo dos alimentos é bem repetitivo, é totalmente possível substituir cozinheiros por máquinas.
Comentários estão fechados.