Europa: 7 países que estão oferecendo visto para médicos e enfermeiros
Países da Europa estão com extrema necessidade de médicos e enfermeiros, e como consequência, estão oferecendo vistos para estrangeiros
Diversos países da União Europeia estão enfrentando um grave problema de escassez de mão de obra no setor da saúde, em especial de médicos e enfermeiros, conforme relatório EURES de 2023, que fala justamente sobre escassez e excedentes de mão de obra na Europa.
Dentre as profissões que possuem maior escassez de profissionais, duas que se destacam são as de médicos especialistas e enfermeiros, onde, alguns dos países, para lutar contra esse problema, estão oferecendo procedimentos facilitados para que estrangeiros consigam o visto de trabalho.
Alguns dos países europeus com maior carência relacionados aos cuidados com a saúde são: Suíça, Áustria, Dinamarca, Irlanda, Alemanha, Noruega e os Países Baixos. Além disso, vale lembrar que tanto a Irlanda quanto a Suíça são os países com mais dependência de médicos e enfermeiros estrangeiros, segundo a EURES.
Entre os países EURES, a Irlanda, a Noruega e a Suíça apresentam a maior dependência de médicos formados no estrangeiro, e a Irlanda, a Suíça e a Áustria apresentam a maior dependência de enfermeiros formados no estrangeiro.
Relatório EURES sobre escassez e excedentes
1 em cada 8 médicos na Alemanha é estrangeiro
Um dos países que geralmente relatam maior escassez no setor de saúde, que vai até mesmo além de médicos e enfermeiros, como também fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos e fonoaudiólogos, é a Alemanha.
Segundo o Serviço Federal de Estatística da Alemanha (Statistisches Bundesamt), 12% dos médicos na Alemanha — totalizando 62 mil — não possuíam cidadania alemã em 2023. O número representa um aumento de 7% em comparação a uma década antes.
Somente em 2023, 1 em cada 8 médicos na Alemanha eram estrangeiros. No total, 115 mil médicos estrangeiros se mudaram para a Alemanha, conforme dados do Serviço Federal de Estatística da Alemanha.
Para resolver essa situação, as autoridades alemãs estão procurando atrair profissionais da saúde, em especial, médicos e enfermeiros de outros países, de forma da União Europeia, incluindo a América Latina e o Brasil.
Vale lembrar que, países como Alemanha e Dinamarca, estão trabalhando para flexibilizar as suas leis de imigração. Em outras palavras, isso significa que os trabalhadores da área da saúde, em especial, médicos e enfermeiros, têm maiores chances de conseguir um visto de trabalho, tanto na Alemanha, como nos outros países citados.
Leia também | Os 5 países onde é possível abrir uma empresa quase de graça
Profissões da saúde mais procurados na Europa
Os médicos e enfermeiros, são os mais procurados por diversos países europeus, contudo, existe também uma necessidade de outros profissionais, nos países que citamos no início do texto, são eles:
- Médicos especializados
- Médicos generalistas
- Profissionais de enfermagem
- Assistentes de saúde
- Profissionais de obstetrícia
- Fisioterapeutas
- Dentistas
- Farmacêuticos
- Fonoaudiólogos
Além da escassez de mão de obra, alguns países da União Europeia estão lidando com uma população cada vez mais velha, o que acaba aumentando a dependência desses países por mão de obra estrangeira, o que implica que para esses profissionais, é muito mais fácil conseguir um visto de trabalho, nos países de maior escassez.
Comentários estão fechados.