O futuro chegou! E essas serão as primeiras profissões substituídas por IA
A IA uma tecnologia que parecia de filme de ficção, agora faz parte de nossa realidade e irá revolucionar a indústria e o mercado de trabalho
A implementação da inteligência artificial promete dois caminhos: criar novos empregos, tornando os trabalhadores mais produtivos, mas com um preço, colocando fim a inúmeros empregos dos quais milhões de pessoas exercem diariamente.
Quando falamos de tecnologia roubando espaço do trabalhador, essa não é uma situação de agora, na verdade, desde os anos 2000, sistemas de automação, eliminaram lentamente muitos empregos na indústria, mais especificamente 1,7 milhões.
O grande problema com a chegada da inteligência artificial, é conseguir mensurar se, a quantidade de empregos que ela poderá gerar, será suficiente para cobrir a quantidade de profissões que ela pode simplesmente dizimar nos próximos anos.
Alguns especialistas da indústria, parecem não estar tão preocupados com a ascensão da IA, permanecendo impressionando com a tecnologia, mas sem quantificar exatamente os dados totais que isso pode ocasionar a vida dos trabalhadores.
Profissões substituídas pela IA
O consenso para vários especialistas é que, diversas profissões serão totalmente automatizadas nos próximos cinco a 10 anos. A seguir, vamos te mostrar quais devem ser as primeiras profissões a serem completamente automatizadas e devem desaparecer completamente.
- Escriturário de entrada de dados
- Operador de telemarketing
- Trabalhador de fábrica
- Cobrador de ônibus
- Caixa de supermercado
- Caixa de banco
- Consultor de viagens
- Escrivão
- Cobrador de pedágio
- Editor de vídeo tradicional.
Leia também | Profissões para quem odeia rotina: confira os 4 trabalhos perfeitos!
Empregos que a IA não conseguirá substituir
Apesar de muitas profissões serem cotadas para acabar, devido ao desenvolvimento de IA e novas tecnologias, podemos afirmar também que, diversas profissões se manterão consolidadas, e com o menor risco possível de que seja substituído pela tecnologia.
São profissões dos quais a IA não possuí capacidade de replicar as atividades, como, por exemplo, um enfermeiro, que mesmo que um robô consiga fazer o trabalho, não entenderá o sofrimento ou dor do paciente para tratá-lo da melhor forma possível.
A verdade é que, profissões onde a subjetividade humana, a interação humana ou mesmo sentimentos são compartilhados, tornam-se basicamente profissões imunes a qualquer tipo de processo de automatização. Confira quais profissões estão imunes de serem substituídos pela tecnologia:
- Professor
- Enfermeiro
- Assistente social
- Terapeuta
- Advogado
- Especialista em RH
- Escritor
- Artista
- Atleta
Porque as empresas querem tanto assim utilizar IA
A verdade é que, colocar uma máquina, com capacidade de processamento milhares de vezes mais rápido do que o cérebro humano, reduzindo, o número de falhas, agilizando o processo com mais eficiência e qualidade, em um equipamento que não precisa parar para descansar, que não fica doente e que pode ser substituído a qualquer momento é extremamente tentador.
Não há como negar, com a chegada e adoção dessas novas tecnologias, as empresas conseguirão reduzir custos, erros, riscos, e terão capacidade de produção várias vezes ampliada de forma com a qual, jamais seria possível com humanos, o que torna esse movimento extremamente necessário para que qualquer grande negócio possa sobreviver competitivo.
Comentários estão fechados.