Conheça os 5 benefícios de viajar para a saúde, segundo a ciência
Viajar, além de trazer um momento de descanso depois de uma rotina de muito trabalho, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde
Viajar é bom demais, mas além de ser um luxo ocasional, onde, a maioria das pessoas pensam e sonham em poder conhecer novos lugares, explorar novos ambientes. Diversas pesquisas afirmam outra questão muito importante: viajar pode oferecer benefícios para a saúde.
A verdade é que além de benefícios à saúde, podem trazer benefícios físicos e mentais, então, quando você estiver planejando sua próxima viagem, saiba que, além de curtir um lugar diferente do qual você quer visitar, você estará contribuindo para todos os aspectos da sua saúde.
Dessa maneira, decidimos explorar um pouco mais sobre a relação da viagem com a saúde, e encontramos estudos cientificados que trazem 5 benefícios diferentes que você pode garantir, simplesmente viajando.
Benefícios de viajar para a saúde
Além de ser um período de descanso, viajar pode trazer diversos benefícios, desde uma potencial redução do risco de doenças cardíacas, até à redução dos níveis de estresse, dessa forma, viajar pode afetar seu bem-estar, assim como sua qualidade de vida.
1. Reduz o risco de doenças cardíacas
Um importante estudo, descobriu que viajar pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Nesse estudo, pesquisadores monitoraram homens com risco de doenças cardíacas durante 9 anos. Após o período de teste, os pesquisadores descobriram que pessoas que tiravam férias todos os anos, tinham 30% menos risco de morrer de doenças cardíacas.
Um outro estudo muito famoso, Framingham Heart Study, mostrou resultados parecidos. Neste caso, pesquisadores monitoraram mulheres por 20 anos, onde, os cientistas descobriram que aquelas que tiravam menos férias (cerca de 1 a cada 6 anos), tinham duas vezes e meia mais probabilidades de ataque cardíaco, do que as que tiravam férias uma vez ao ano.
2. Desenvolve seu sistema imunológico
Viajar também pode desenvolver seu sistema imunológico. Isso porque, quando uma pessoa se expõe a ecossistemas diferentes, seu corpo vai se adaptando a diferentes tipos de bactérias, criando anticorpos mais fortes que consequentemente o mantêm mais saudável.
Contudo, existem dois lados dessa história. Isso porque, também é comum que viajantes fiquem doentes, especialmente em viagens do exterior. Mas isso pode acontecer devido ao sono desregulado e a exposição a muitas pessoas e germes ou alimentos contaminados.
- Leia também | De roer as unhas! 7 comidas que causam muita ansiedade
3. Reduz o estresse
Um dos maiores benefícios de se viajar para a saúde, é o alívio do estresse. Sair da rotina estressante do dia a dia para conhecer um novo lugar, podendo lhe dar uma merecida pausa do trabalho e estresse, é fundamental para a saúde humana.
E detalhe, esse benefício não acaba assim que volta para casa. Um estudo identificou que após as férias, os níveis de estresse tendem a ficar mais baixo e o bem-estar mais elevado, por até 45 dias.
4. Aumenta a felicidade
Viajar, além de reduzir o estresse, proporciona um aumento no humor. Em um estudo, cientistas descobriram que mulheres que tiravam férias duas ou mais vezes por ano, tinham uma probabilidade muito menor de relatar problemas como depressão e ansiedade, em comparação a mulheres que viajavam em média uma vez a cada 6 anos.
Além disso, um outro estudo, identificou que férias curtas (4 dias), contribuem para o aumento do bem-estar.
5. Desenvolve a criatividade
Ter a experiência de viajar, conhecer novos locais, ou mesmo novas culturas e costumas diferentes, também reflete em um aumento positivo na criatividade. Em um estudo, pesquisadores avaliaram a criatividade de 270 voluntários antes e depois das férias.
Como consequência, os resultados mostraram que as pessoas perceberam benefícios positivos em seus níveis de criatividade, por duas semanas após retornar das férias.
Comentários estão fechados.