Profissões em falta na Itália que podem te liberar o visto de trabalho
No total, 37 profissões diferentes estão sofrendo com falta de trabalhadores na Itália, facilitando o acesso ao visto de trabalho
Que tal viver na Itália legalmente, podendo trabalhar com o visto de trabalho aprovado? Parece um sonho para você? Mas saiba que pode se tornar realidade, principalmente se você exerce uma atividade em falta no país.
Isso porque o último relatório EURES da Autoridade Europeia de Trabalho, que classifica as profissões com escassez de mão de obra, assim como excedentes nos países europeus, identificou 37 profissões que estão com grande falta de mão de obra na Itália.
Os principais setores dos quais estão faltando profissionais são relacionados a manufatura, tecnologia da informação, serviços relacionados a alimentação e saúde, o que pode oferecer muitas oportunidades para trabalhadores estrangeiros, inclusive do Brasil.
Além disso, outro ponto que chama atenção é o envelhecimento populacional do italiano, do qual, a população idosa tende a aumentar muito nos próximos anos, implicando na necessidade do país em buscar trabalhadores estrangeiros para atender a demanda no país.
Como consequência, os trabalhadores brasileiros que estão dispostos a migrar para a Itália, devem se atentar as ocupações com maior escassez de mão de obra, afinal de contas, isso significa uma maior chance de conquistar o visto de trabalho do país.
Profissões em falta na Itália
No total, são 37 profissões que estão com falta de mão de obra na Itália, representando uma excelente oportunidade para quem deseja viver no país legalmente, com visto de trabalho aprovado.
Dessas 37 profissões, 10 são classificadas como mais urgentes, ou seja, com a maior dificuldade do país em encontrar mão de obra qualificada, e que podem trazer mais oportunidades para os trabalhadores estrangeiros, são elas:
- Enfermeiro
- Atendentes de balcão de serviços de alimentação
- Desenvolvedores de software e aplicativos
- Médicos
- Padeiros e confeiteiros
- Soldadores
- Técnicos de imagem médica e equipamentos terapêuticos
- Técnicos de redes e sistemas de computadores
- Trabalhadores da indústria
- Trabalhadores de serviços pessoais
Leia também | 9 países em que brasileiros podem passar mais tempo sem visto
Itália precisará de 280 mil imigrantes por ano
Devido ao envelhecimento populacional, a Itália precisará de pelo menos 280 mil trabalhadores estrangeiros anualmente até 2050. Os dados são de uma nota publicada pelo Centro de Estudo e Pesquisas IDOS.
O número, apesar de ser alto, ainda parece estar longe do que é realmente necessário, principalmente porque a população da Itália deve diminuir em 7,8 milhões até 2050.
A nota lembrou que o governo aprovou no dia 27 de setembro do ano passado, um novo documento de programação para a entrada legal de trabalhadores estrangeiros no período de 2023–2025.
Segundo a análise realizado pelo IDOS, a medida foi aprovada sob forte pressão dos empresários que enfrentam uma grave escassez de mão de obra que vem se acentuando nos últimos 12 anos.
Comentários estão fechados.