O que é sopro no coração e quais são as causas
Você já ouviu falar que uma pessoa estava com sopro no coração, no entanto, não conseguiu entender o que significa esse problema cardíaco
Você já ouviu falar que uma pessoa estava com sopro no coração, no entanto, não conseguiu entender o que significa esse problema cardíaco e o que ele pode provocar.
O sopro no coração é uma alteração cardíaca que pode provocar um som extra durante os batimentos cardíacos. Na maioria das vezes não se trata de uma doença cardíaca grave.
O sopro no coração pode ocorrer por dois fatores:
Sopro Cardíaco Inocente
Às vezes, o sopro é inofensivo e chamado de “sopro cardíaco inocente”. É na verdade, uma turbulência que acontece durante a passagem do sangue, mas não está associada a doenças cardíacas significativas. Não requer tratamento específico. Pode ser detectado durante a ausculta cardíaca feita pelo médico.
Não costuma ter sintomas, mas em alguns casos, pode haver tosse, palpitações ou fraqueza. É mais recorrente entre crianças e adolescentes.
Sopro patológico
É uma condição que surge devido a alterações na estrutura cardíaca. É diagnosticado com mais frequência no público adulto com histórico de doenças que provocam lesões nas válvulas, como a febre reumática. Neste caso, as pessoas podem ter sintomas como:
- falta de ar;
- cansaço;
- tonturas;
- taquicardia.
- desmaios;
- coloração azulada da pele das pontas dos dedos, da língua e dos lábios;
- ganho de peso de forma repentina e sem explicação;
- retenção de líquidos nos membros inferiores;
- aumento das veias do pescoço.
Causas do Sopro Cardíaco
O Sopro Cardíaco pode acontecer por problemas nas valvas (como a valva mitral ou a valva aórtica) podem causar sopro. Exemplos incluem estenose aórtica ou valva aórtica bicúspide.
Também pode ocorrer por defeitos no fechamento das câmaras cardíacas, como comunicação interatrial ou interventricular.
Algumas condições presentes desde o nascimento, como a tetralogia de Fallot, também podem causar sopro.
Hipertensão arterial, hipertensão pulmonar, cardiopatia e infarto anterior também estão relacionados ao sopro.
Leia também | Esses alimentos têm as proteínas que você precisa
Diagnóstico e Tratamento
A pessoa deve consultar um cardiologista que fará exames através da ausculta cardíaca. Também pode solicitar ecocardiograma para avaliar o coração. Já o tratamento depende da causa subjacente e pode envolver medicamentos ou cirurgia.
Na condição patológica, você deve ficar atento aos sintomas manifestados pelo seu corpo. No entanto, os sinais do sopro são parecidos com outras doenças do coração, como insuficiência cardíaca. A melhor para ter um bom resultado é consultar um cardiologista e a realização de exames que poderão confirmar o diagnóstico para sopro.
Comentários estão fechados.