Posso marcar consulta médica meu no horário de trabalho?
Entenda quando o trabalhador pode realizar uma consulta médica durante o expediente de trabalho e se existem penalidades
Muitas vezes precisamos realizar uma consulta médica, seja para um retorno, para fazer um checkup ou ainda para um possível problema ou doença. Todavia, muitas vezes nos são oferecidos horários em que normalmente estamos no nosso trabalho.
Logo acabamos ficando preocupados, se podemos marcar uma consulta nesse horário, se o patrão poderá achar ruim e não sabemos como lidar, com medo de que qualquer atitude tomada cause um clima desagradável.
Nesse sentido, você já se perguntou se realmente existe algum problema em marcar uma consulta médica no mesmo horário do trabalho? Será que é permitido? Se você quer saber a resposta, você está no lugar certo!
Posso marcar consulta no horário de trabalho?
Sim! Você tem total direito de marcar uma consulta médica no horário de trabalho, é bom entender que se ausentar do trabalho para uma consulta é direito do trabalhador, assim sendo, não pode ser considerado como ausência ou falta injustificada.
Sendo assim, caso você precise marcar uma consulta ao médico e o único horário disponível é durante o seu horário de trabalho, não se preocupe, pois você terá total direito de se ausentar do expediente durante o período da consulta.
Todavia, precisamos esclarecer uma questão muito importante! Se a consulta é uma consulta de rotina ou se sua consulta é emergencial, isso porque a lei enxerga as duas de formas diferentes.
Consulta emergencial
Caso sua consulta se trate de uma consulta médica de emergência, em que você ficará afastado do seu trabalho, você terá que apresentar o atestado médico para que não ocorra qualquer desconto ou prejuízos para você.
Isso porque é através do atestado médico que o trabalhador garante que não haverá nenhum tipo de prejuízo ou penalidade durante sua ausência.
Consulta de rotina
No caso de sua consulta se tratar de uma consulta médica de rotina, a situação é diferente. Nesta situação o ideal é que exista algum entendimento entre o trabalhador e o patrão, para que se mantenha o bem-estar e necessidades de ambos.
Ocorre que, como neste caso pode não haver a entrega do atestado médico, o empregador terá total direito de optar por descontar as horas ausentes no seu salário ou ainda solicitar que você reponha o tempo em que ficou ausente indo até a consulta.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.