Os 10 países com as taxas de emprego mais altas do mundo
Alguns países se destacam por terem taxas de emprego extremamente altas, muito acima de outros países e da média global
O mercado de trabalho varia muito dependendo do país, existem aqueles com as taxas mais baixas de emprego no mundo, onde realmente se torna um desafio conseguir uma oportunidade de emprego, da mesma forma que existem países com as maiores taxas de emprego.
Segundo dados do World Employment and Social Outlook Trends 2024, da Organização Internacional do Trabalho, pouco mais de 5% de toda a força global de trabalho está atualmente desempregada.
No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia), a taxa de desemprego no Brasil é de 7,9%, dessa forma, apesar de termos uma média global de 5%, existem países com maiores e menores taxas.
Para quem está cogitando se mudar para outro país, ou mesmo para quem possuí curiosidade sobre o mercado global, vamos nos aprofundar em dados da Taxa de Empregos da OCDE, para descobrir quais são as nações que possuem as maiores taxas de emprego no mundo.
Dinamarca
A Dinamarca vem batendo picos históricos de emprego, tendo ultrapassado os 3 milhões e agosto do ano passado. Apesar do marco muito significativo, o mercado de trabalho dinamarquês continua gerando milhares de vagas de emprego, o que tem levado a pedidos de contratação mais fáceis para trabalhadores internacionais.
O país conta atualmente com 57 mil vagas de emprego disponíveis em diferentes setores, onde a Confederação da Indústria Dinamarquesa enfatiza a necessidade do país de buscar mão de obra estrangeira para preencher a lacuna de mão de obra.
Alemanha
A Alemanha é a maior economia da Europa, ostentando uma economia poderosa com uma força de trabalho super qualificada, alta taxa de inovação e um detalhe muito importante: baixos índices de corrupção.
Devido a sua economia em alta, o país continua gerando inúmeras oportunidades de emprego, contudo, a Alemanha sofre com a escassez de mão de obra e frequentemente está revisando suas políticas de imigração para atrair trabalhadores qualificados estrangeiros.
Suécia
No quesito emprego e reemprego, a Suécia tem uma das maiores taxas do mundo, onde, mesmo os trabalhadores que são demitidos, em um curto período de tempo conseguem se recolocar profissionalmente, tendo uma das taxas de emprego mais altas do mundo.
Austrália
Cada vez mais a Austrália se torna uma das melhores opções para estrangeiros procurarem emprego, isso graças a uma economia forte e que se desenvolve consistentemente ano após ano.
Além disso, o país tem trazido propostas para mudar e facilitar a política de imigração, aumentando pagamento para estrangeiros com visto de trabalho e uma atualização geral no sistema de imigração.
Noruega
No quesito desenvolvimento econômico, a Noruega se destaca, principalmente porque ostenta o segundo maior PIB per capita da Europa, sendo o segundo país mais rico em valor monetário, tendo a maior reserva de capital per capita do mundo.
- Leia também | Conheça os 10 países mais e menos corruptos do mundo
Japão
Um país com muitas oportunidades de emprego é o Japão, tendo uma taxa de emprego de 77% para pessoas com até 64 anos, superando com louvor a média geral da OCDE que é de 66%. Um fato curioso no país, é que os homens apresentam uma taxa de emprego mais alta que as mulheres, mas ainda, sim, o mercado de trabalho é super estável.
Nova Zelândia
Se você tiver em busca de um país com maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a melhor escolha sem dúvidas é a Nova Zelândia. Isso porque o país, é líder global no equilíbrio entre vida profissional e pessoal, um uma licença anual de 32 dias, e uma economia robusta.
Um fato curioso sobre a Nova Zelândia é que ela se destaca quando o assunto é países com a força de trabalho mais satisfeitas do mundo. Só por esse fator, já dá pra entender o mercado de trabalho local.
Suíça
Já pensou em um país com altíssimo padrão de vida, altos salários, uma economia extremamente robusta que gera inúmeras oportunidades de emprego, tendo taxas de emprego estáveis e com um grande detalhe, baixa prevalência de longas horas de trabalho? Pois é, esse país existe e é a Suíça.
O país possuí um equilíbrio muito bom entre vida pessoal e profissional, além de ter uma alta taxa de alfabetização, contudo, assim como parte dos países europeus, também sofre com a escassez de mão de obra em determinadas áreas.
Holanda
A Holanda tem um fato muito curioso, estudantes de outros países que migram para a Holanda, contribuem amplamente para as estatísticas de emprego por lá. Cerca de 80% dos estudantes que terminam a graduação, decidem ficar por lá, principalmente por conta das várias oportunidades de emprego, além de um excelente padrão de qualidade de vida.
Islândia
Desde 2019 a Islândia vem intensificando os investimentos aos trabalhadores. Isso porque, no respectivo ano, o país destinou 43% do PIB para gastos públicos, redirecionando 32,7% dos gastos públicos com a remuneração dos funcionários. Além disso, é de longe um dos países com maiores taxas de emprego do mundo, gerando diversas oportunidades.
Comentários estão fechados.