Quando pensamos em mudar de país, muitas vezes escolhemos Estados Unidos, Canadá, ou ainda alguns dos países mais conhecidos da Europa, como Alemanha, Inglaterra, Itália, Portugal, entre outros.
Contudo, um excelente país da Europa para se migrar é a Lituânia, principalmente porque em algumas áreas, o país sofre com a escassez de mão de obra, isso segundo dados do último relatório EURES da Autoridade de Trabalho Europeia.
O relatório EURES mede as profissões que estão com escassez de mão de obra ou mesmo com excedentes de trabalhadores nos países da União Europeia (UE). Através dos dados colhidos, foi possível identificar 59 ocupações diferentes que faltam trabalhadores na Lituânia.
São diversos setores da Lituânia com escassez de profissionais, o que incluí os setores de saúde, educação, construção e engenharia, limpeza, serviços de alimentação e manufatura.
Profissões com escassez de mão de obra na Lituânia
Segundo o relatório da Autoridade de Trabalho Europeia, as seguintes ocupações são as que estão sofrendo com maior escassez de trabalhadores na Lituânia:
- Coletores de lixo e reciclagem
- Cozinheiros e preparadores de alimentos relacionados
- Motoristas de ônibus e bondes
- Operadores de máquinas (para várias indústrias)
- Tapeceiros e trabalhadores relacionados
- Eletricistas de construção e relacionados
- Ferramenteiros e trabalhadores relacionados
- Soldadores
- Pintores a spray e vernizadores
- Colocadores de concreto, acabadores de concreto e trabalhadores relacionados
- Frentistas de posto de serviço
- Gerentes e supervisores de construção
- Psicólogos
- Professores (para diferentes níveis de educação)
- Profissionais de enfermagem
- Médicos especialistas
- Engenheiros eletricistas
- Engenheiros civis
Leia +: Europa: 7 países que estão oferecendo visto para médicos e enfermeiros
País da UE fácil de conseguir o visto
A Lituânia é um dos países mais fáceis da União Europeia para conseguir o visto de trabalho. No caso, brasileiros que decidem viver por lá, devem tirar o visto de trabalhar e escolher entre quatro autorizações de trabalho, que dependem da sua solicitação de emprego.
Apesar de ser um país que sofre com a escassez de mão de obra, e de ser um país fácil para obter o visto de trabalho, o governo lituano recentemente reforçou as regras de trabalho para estrangeiros, onde, apenas pessoas com autorização podem trabalhar por lá.
Essa mudança recente foi aplicada, devido ao aumento do número de casos de violação do sistema de imigração do país. Assim, apesar de regras mais rígidas com relação ao trabalho, a Lituânia é o segundo país da União Europeia mais fácil de conseguir o visto, segundo o VisaGuide.World.
Comentários estão fechados.