URGENTE! 1,5 milhão de famílias serão excluídas do Bolsa Família em abril
Somente no mês de abril, cerca de 1,5 milhão de famílias serão excluídas do programa social
Uma notícia que está preocupando milhares de pessoas inscritas no Bolsa Família é sobre a exclusão de 1,5 milhão de famílias do programa social, que inclusive ficarão sem o benefício a partir de abril.
Conforme informado pelo governo, dos 1,5 milhão de famílias que serão excluídas do programa, um total de 393 mil possuem renda maior do que a permitida pelo programa.
Isso porque para continuar no programa, as famílias devem cumprir alguns requisitos, tais como a exigência de frequência escolar de crianças e adolescentes, acompanhamento do pré-natal das gestantes, acompanhamento nutricional de crianças e manutenção do caderno de vacinação.
Novas regras estabelecidas
O governo estabeleceu novas regras para o Bolsa Família, regras estas que trouxeram algumas mudanças, como no caso da linha de pobreza, que subiu de R$ 210 para R$ 218 por pessoa. Além disso, a renda máxima para participação no programa passou a ser de R$ 651.
Outra mudança estabelecida está na validade do benefício que, agora, possui validade única de 24 meses, diferente do antigo modelo em que o mesmo poderia variar entre 12 a 24 meses.
Dentre as mudanças, outra questão importante está relacionada ao benefício extra, pago para famílias com crianças de até 3 anos, ao qual agora contempla as crianças com até seus 7 anos de idade.
Também tivemos a mudança relacionada à previsão de redução do tempo ao qual a família poderá receber o Bolsa Família quando a mesma passa a ter acesso a outros benefícios permanentes, como uma aposentadoria ou o BPC.
Dessa maneira, o Bolsa Família retornou com um valor médio de R$ 669,93, contando ainda com um adicional de R$ 150 destinado às crianças com até 6 anos de idade, assim como o adicional de R$ 50 para crianças e adolescentes com idade entre 7 e 18 anos e por gestante.
Revisão cadastral
As famílias inscritas no Bolsa Família e que querem evitar o bloqueio do pagamento do benefício, devem obrigatoriamente revisar as informações do seu cadastro caso esteja desatualizado há mais de dois anos.
Seja uma mudança de endereço, a inclusão ou exclusão de algum membro da família, qualquer que seja a alteração deve ser informada no cadastro. O cronograma para atualização é o seguinte:
- • A partir de fevereiro de 2023, se o ano de última atualização for 2016 ou 2017;
- • A partir de dezembro de 2023, se o ano de última atualização for 2018, 2019 ou 2020;
- • Em 2024, se o ano de última atualização for 2021.
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