As 5 profissões para quem quer trabalhar com musica
Viver de música pode não ser uma tarefa tão fácil, mas ainda sim, muitos profissionais no nosso país vivem exatamente dessa área
Viver de música no Brasil não é uma tarefa fácil, quando vamos pesquisar sobre profissionais da área, sobre o mercado, parece ser extremamente complexo conseguir fazer da música a principal carreira de uma pessoa.
Apesar de não ser uma área para qualquer um, ainda, sim, é uma área que pode trazer muita prosperidade e prazer ao se trabalhar com algo que parece que nascemos para fazer.
O primeiro passo para conseguir viver de música é descobrir as profissões que abrangem a área musical, identificar o que é preciso para se chegar em alguma delas e como está o mercado de trabalho, os investimentos,, escassez e oportunidades.
Justamente por isso, decidimos listar as cinco principais ocupações para quem tem o sonho de trabalhar na área musical. Se seu sonho é viver dessa arte tão incrível, então confira a seguir as profissões ideais.
Músico
Uma das áreas mais comuns, onde as pessoas se interessam pela música, é viver tocando um instrumento que se tenha grande paixão e seja um estudioso nato. Para viver de músico, normalmente as pessoas escolhem onde tocar.
Você pode escolher tocar em orquestras, bandas, grupos de música popular, carreira solo, ou ainda dando aulas sobre o instrumento que você possuí grandes habilidades. Mas vale lembrar que, viver como músico requer que você esteja a todo momento desenvolvendo e aprimorando suas técnicas.
Produtor musical
O produtor musical é o profissional responsável por dar forma à música, orientando artistas durante o processo de gravação. O produtor musical trabalha escolhendo instrumentos, arranjos, mixagem e gravação, buscando o máximo de qualidade possível para a música.
Engenheiro de som
O engenheiro de som trabalha gravando e mixando músicas para garantir o máximo da qualidade sonora. Esses profissionais trabalham com equipamentos de áudio mais avançados e possuem técnicas de mixagem para garantir a melhor qualidade de som, durante e a gravação e na pós-produção.
Compositor
Uma área um pouco mais complexa, mas que pode gerar muitos frutos é a de compositor. O compositor é o autor de obras musicais, onde, ao compor uma música esse profissional se torna autor e detentor dos direitos autorais da música.
Logo, com a gravação da música por parte de outros grupos musicais, assim como pela execução das obras nas plataformas, os compositores podem receber royalties pela veiculação de suas obras.
Radialista
Muitas pessoas que gostam de música, acabam encontrando sua vocação trabalhando como radialista. O profissional radialista não trabalha apenas como locutor de programas de rádio, ele também trabalha com produção, especialmente nos dias de hoje, onde a internet ampliou o leque de oportunidades para o radialista.
O radialista, além de locutor de áudio pode trabalhar com edição, assistência de áudio, roteirização, direção, apresentação, narração e muito mais.
Profissões mais bem pagas na música
Não há como negar que, na música, grandes cantores e músicos famosos acabam sendo os mais privilegiados, podendo receber quantias que os deixaram tranquilos financeiramente pelo resto da vida.
Mas, esse cenário é para poucos, e não reflete a maioria dos profissionais da área no nosso país. Quando pensamos em profissionais da música que podem ganhar bem, dentro de uma realidade mais aceitável, algumas profissões podem se destacar.
Entre profissões que podem ganhar muito bem temos os engenheiros de som, agente musical, produtor musical, sonoplasta, editor de som, essas ocupações são normalmente as que mais compensam financeiramente dentro da música.
Com relação ao salário dentro do mundo da música, os valores podem variar muito, conforme o estatuto profissional, sua experiência, conhecimento na área, ou mesmo o seu nome dentro do cenário musical.
Lembre-se que a música vive de tendências passageiras, “modas” que vem e vão. Dessa forma, num dado período, um determinado estilo pode fazer mais sucesso do que outro, aumentando as oportunidades, assim como seus rendimentos, então é preciso estar sempre atento a moda do momento.
Comentários estão fechados.